Biografia: Rodrigo Chaves

 

Por Michelle Ramos.

 

 

Rodrigo Chaves é um daqueles quadrinista que temos o prazer em encontrar na internet, mas especificamente nos “orkuts da vida”, visitei seu blog e achei de grande qualidade o material exposto lá, e com certeza merece ser conhecido (caso você ainda não o conheça), o blog do Rodrigo completou dois anos no ar, no dia 17 (Ontem), após ler a biografia dele aqui, não deixe de visitar o espaço do Rodrigo e dá aquele parabéns. 

 

“Eu nasci chorando no Moinhos de Vento em 1980, estudei no Nossa Senhora das Dores e hoje tenho um atelier no Bom Fim. Nada é mais porto alegrense do que isso.

Toda história de desenhista começa com o piá que rabisca a mesa do colégio, a minha história não é diferente. Fui desenhando por aí e mostrando para as pessoas, até que em 1999 desenhei uma charge e mostrei para o meu colega de basquete Marco Aurélio. Pra quem não sabe, o Marco é o chargista da Zero-Hora. Foi assim que eu tive a minha primeira charge publicada em um jornal. Ela é tosca, ocupa mais ou menos um centímetro quadrado do jornal, mas eu tenho muito orgulho dela. Desde então publico charges e cartuns em todos os espaços que me oferecerem (ou que eu me oferecer e o editor aceitar).

Em 2000 passei no vestibular para Artes Plásticas, na UFRGS, me formando com habilitação em desenho em 2004 com o controverso projeto de graduação que analisava as relações e as possibilidades de interação entre arte erudita e cartuns.

Durante a faculdade, e depois dela, já participei de várias exposições com pinturas e desenhos, assim como continuo publicando meus cartuns onde conseguir, sempre pensando nessa interação entre arte e quadrinhos.

E assim é a minha vida hoje. Desenhar, pintar, dar aulas de desenho e pintura, mas sempre buscando o sonho de ser cartunista profissional.”

Por Rodrigo Chaves.

 

Confira alguns trabalhos do Rodrigo Chaves abaixo.

 

Visite a página virtual do artista clicando aqui.

 

Originalmente publicada no site do artista. Publicado no Zine Brasil com permissão.