Resenha: A Mosca no Copo de Vidro

Por Michelle Ramos.

 

A mosca no copo de vidro e outras histórias é uma revista Mix de Quadrinhos, uma edição Especial e única que contou com o selo Bigorna Quadrinhos/Syndicate Ink. (do site Bigorna) em parceria com a SM Editora (hoje Júpiter II) a revista com formato 15 x 21 cm, e com 32 páginas, é ganhadora do Prêmio HQ Mix na categoria Melhor Prozine Independente (2007); a Mosca no Copo de Vidro destaca-se pela mistura de vários artistas tantos veteranos como a nova gama de quadrinistas brasileiros.

 

Já dando mostras do profissionalismo da edição, a apresentação é feita pelo Gonçalo Júnior, autor de diversos livros, entre eles o conhecido “A Guerra dos Gibis” [Compainha das Letras]. A revista abre com a hq homônima “A Mosca no Copo de Vidro” história que traz a estréia de Eloyr Pacheco como roteirista de quadrinhos; e a arte conjunta de Caio Majado e Will fazem um belo trabalho numa historia que conta com sarcasmo, humor e referências de mitologias conhecidas.

 

Bira e Moretti expõem suas pérolas da psicologia com o personagem Sigmóide Freud; Com o humor característico dos artistas é impossível não curtir o personagem. Moretti ainda “arrebenta” sozinho com um humor e crítica de ótima qualidade com o “Stevão Piro”. Leonardo Pascoal, criador de um estilo de arte bem pessoal traz a HQ “Demi Vídeo” não biográfica como ele mesmo afirma na revista, o personagem lembra aquela visão de “adolescente nerd bestão” [risos].

 

Em “Homem Bom é Homem Morto”, Leonardo Santana (roteiro), Ricardo Anderson (arte), Téo Pinheiro (arte-final) e José Henrique (retículas e diagramação) publicam a primeira HQ das “Novas Amazonas”, criação do Santana; num futuro incerto, “depois que o mundo acabou” por culpa dos homens fique registrado! [risos] homens e mulheres passam a viver em guerra sangrenta; as mulheres estão em busca de uma cidade chamada “Gaia”, onde aparentemente buscam viver em paz e harmonia longe dos homens, a HQ que já foi publicada em cores no site do autor, parece esconder curiosos segredos; é bem interessante, mas até o momento não teve continuação. Mas merece ser conferida.

 

Todo o conteúdo da Mosca no Copo de Vidro mostra qualidade, uma amostra da profissionalização em que chegaram alguns artistas nacionais, mostrando assim que não foi de graça que a publicação levou o HQ mix.

 

Interessados entrem em contato por e-mail:

Preço: R$ 3,00

 

*Agradecimento especial ao Humberto Yashima pelo envio da publicação.