Uma verdadeira descarga de emoções na HQ Brasileira
Por Michelle Ramos.
O Fanzine Catarse é uma publicação do Catarse Quadrinhos, que é um grupo paraense de desenhistas; que visa a publicação de historias em quadrinhos com temas de sua região. O grupo, coordenado pelo Adnilson Gomes, que entrou em contato comigo para apresentar seu zine diz:
“Não queremos mostrar apenas que sabemos desenhar e que gostamos de nossa terra. Queremos reconhecimento, principalmente, intelectual. Todos já viram histórias de lendas serem contadas de muitas formas, mas na maioria das vezes, este tema é apresentado de maneira a agradar o público infantil. Também já vimos uma penca de heróis nacionais. Quase todos parecidos com os norte-americanos. Alguns tentam fazer humor ridicularizando os heróis brasileiros, como se a idéia de um herói brasileiro não pudesse ser respeitável. Catarse Quadrinhos veio para mostrar a possibilidade de fazer histórias que envolvam, sim, as lendas nacionais, mas em tramas bem pensadas, que agradem o público mais exigente. Pretendemos também mostrar aos brasileiros que para nossos heróis serem respeitáveis eles não precisam seguir os padrões estrangeiros, e que por serem heróis de terceiro mundo não significa que não possam ser levados a sério”.
As Publicações
A primeira e grande publicação do grupo Catarse Quadrinhos – cujo título é o nome do grupo – será uma publicação do Instituto de Artes do Pará (IAP); e apesar de ainda não ter uma data prevista para seu lançamento, já conta com capa colorida (acima) e histórias já definidas.
A primeira – escrita e desenhada por Adnilson Gomes – é A Cidade dos Robôs: Beijo Sintético; que aborda um ambiente Filosófico e futurista, mostrando um mundo reconstruído após a destruição da natureza pelo homem.
A segunda HQ é escrita e desenhada por Everton Leão e arte-finalizada por Alex Pinheiro – é Um Conto Antropofágico; onde, em uma Amazônia pré-colombiana, um índio chamado Inuã inicia uma guerra para vingar a morte de seu pai.
Fanzine Catarse
O Fanzine Catarse é um título sem patrocinador, lançado sempre de forma independente, onde a cada edição são publicadas três Histórias curtas. Os zines são vendidos geralmente em eventos dos quais o grupo participa; tais como I Jiral da Literatura Paraense, do The Jail Festival, da Jornada Literária no SESC, do 40 Horas; onde na oportunidade, os artistas ministram workshops, vendendo revistas e desenhos e avaliando os trabalhos dos participantes do concurso de desenhos realizado pelo grupo.
As Produções
Alé dos trabalhos desenvolvidos para as publicações do próprio grupo, o Catarse Quadrinhos também já colaborou com outros fanzines e revistas independentes, como as revistas Quadrinorte, com a HQ A Caça; e Baião-de-Dois; com a HQ O Caçador, com o personagem Manuel Teixeira um homem simples com uma missão perigosa, capturar a Mula-Sem-Cabeça.
Em Andamento
Visagens
Visagens é uma historia que traz a participação dos personagens Ana Trabuco e Manuel Teixeira; que trabalham para uma organização que tem a meta de proteger nosso mundo das criaturas malignas como o Mapinguaris, as Nhangas, as Cobras Grandes, etc. A história está em fase produção; os artistas envolvidos na mesma é o Michael Rocha (roteiro) porém a autoria de seu texto está longe de ser exclusivamente sua. Oito pessoas sentam-se em torno de uma mesa para decidir o que será escrito. Já os desenhos estão sendo desenvolvidos por Everton Leão com arte final de Adriana Abreu.
Logicamente, fora o grupo em si, os artistas envolvidos fazem histórias individualmente. Buscado sempre o profissionalismo é importante dizer o que o grupo Cartarse Quadrinhos busca desenvolver e publicar hstorias que retratem a alma do Brasil, mostrando que nossa arte vai além do é apresentado; e que não a limites para a imaginação!
Conheça mais do Grupo e suas publicações no blog: catarsequadrinhos.blogspot.com.