José Aguiar faz a Retrospectiva do ano em Quadrinhos.

 

Por Michelle Ramos.

O Ilustrador, escritor e quadrinista José Aguiar, que em Novembro iniciou a exposição Reisetagebuch acaba de produzir um projeto inédito nas páginas do jornal O Globo: A retrospectiva do ano no formato de História em Quadrinhos.

Os acontecimentos mais importantes deste ano no formado HQ; trazendo um total de oito páginas com sua personagem adolescente Malu, relembrando o que aconteceu em 2008.

 

A historia foi publicada na revista Megazine desta terça; veja o que o José Aguiar declara para o Telio Navega do blog Gibizada: “ Criar essa HQ foi um grande desafio e uma enorme satisfação. Primeiro, porque a idéia de fazer uma retrospectiva através de HQs é algo novo. Normalmente as retrospectivas são meramente pontuais e, na minha opinião, enfadonhas. Sem falar que, hoje em dia, um jornal abrir espaço para oito páginas de HQ é algo quase impossível de acontecer. Eu precisava de uma maneira de contar os fatos sem que os elementos ficassem forçados. Precisava de um personagem que conduzisse a HQ, que narrasse os fatos através de seu cotidiano”.

 

“Como o público alvo da Megazine é o leitor jovem, perguntei se seria possível utilizar uma personagem minha como protagonista. Assim, Malu, saiu do álbum “Folheteen” para dar alma à trama. É através de sua ótica que vemos os principais fatos de 2008. Foram apenas 12 dias entre a criação do roteiro e a revisão final do texto, feita após a conclusão das artes. Recebi uma lista de eventos que poderiam estar na HQ, acrescentei outras coisas como, por exemplo, uma homenagem a dois grandes nomes das HQs nacionais (Cláudio Seto e Gedeone Malagola) que se foram este ano. Espero que os leitores se identifiquem com a Malu, com seus pontos de vista sobre 2008 e que em 2009 tenhamos mais quadrinhos nacionais nas mídias impressas. Espero que 2008 se encerre de maneira tranqüila, como todos nós queremos. Com muita alegria, descanso e esperança para os desafios do ano que vem”.

 

Visite o Blog do artista para conferir a HQ Completa!

Pois esta simplesmente Arretada!(vicio de linguagem nordestina que equivale a “MUITO MASSA CARA!” ou simplesmente “DO CARAMBA!” (Risos)

http://joseaguiar.com.br/blog/