Fórum Mundial de Mídia Livre abre inscrições

 Previsto para os dias 26 e 27 de janeiro, o evento faz parte da programação do Fórum Social Mundial 2009, em Belém do Pará.

Por Leandro Uchoas 

 

Estão abertas as inscrições para o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), nos dias 26 e 27 de janeiro, evento que integra as atividades do Fórum Social Mundial 2009.

 As inscrições, gratuitas, são feitas pelo sítio Mídia Livre. A produção do FMML sugere também que os fazedores de mídia livre cadastrem as informações de seus veículos no link “Mapeamento da Mídia Livre“, disponível no sitio, e dêem informações sobre suas mídias no ato de inscrição.

Com a participação de veículos independentes de produção midiática de diversos países, o encontro visa construir alternativas de produção de informação, estruturar politicamente a mídia livre internacional, discutir alternativas de financiamento e de compartilhamento de conteúdo, propagar novas possibilidades de atuação disponibilizadas
pelas novas tecnologias e somar forças de atuação nas frentes diversas de democratização da comunicação.
 

 

 

A programação do FMML prevê a realização de duas mesas na manhã do dia 26, com os temas “Como ampliar o Midialivrismo” e “A Mídia e a Crise”. No período da tarde, haverá ainda dois outros momentos, o “Seminário de Comunicação Compartilhada no FSM” e as “Atividades Auto-gestionadas”, nas quais o participante do fórum torna-se protagonista. No dia 27, será realizada a Plenária de Encerramento, com a reunião das propostas e a elaboração de um documento síntese.

 

O FMML é uma conseqüência do I Fórum de Mídia Livre, realizado no Rio de Janeiro em junho de 2008. Reunindo mais de 500 ativistas, jornalistas, professores, estudantes e empresários, o evento significou uma inédita união política entre os principais veículos
independentes de mídia brasileiros, sistematizando formas conjuntas de atuação. Em 23 de outubro, o Grupo de Trabalho Executivo do FML lançou o Manifesto da Mídia Livre, com os dez compromissos do movimento e oito propostas principais, entre as quais a realização do FMML em Belém.
O manifesto já obteve a adesão de 29 entidades e movimentos e de 25 veículos independentes nacionais. O movimento gerou a mobilização regional em vários estados do Brasil, com a realização de fóruns e seminários locais.
Mais informações:

http://forumdemidialivre.blogspot.com/

Email: forumdemidialivre@gmail.com

Telefone: (91) 8130 2097

Gustavo Barreto: (91) 9250 9594

Leandro Uchoas: (91) 8130 2097