Quadrinhos conquistam espaço na literatura escolar

Em 2007, 14 HQs entraram na lista e, desde então, número de vem aumentando

Levemente adaptado por Michelle Ramos.

 

SÃO PAULO – A adaptação de O Alienista, de Machado de Assis, realizada pelos gêmeos Fabio Moom e Gabriel Bá, foi o album vencedor do último Prêmio Jabuti de melhor livro didático e paradidático do ensino fundamental ou médio, o mesmo é uma das 23 histórias em quadrinhos (HQs) que o Ministério da Educação (MEC) distribuirá neste ano para escolas públicas do País. Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) ignorou HQs por dez anos. Em 2007, 14 obras entraram na lista. Desde então, o número de HQs vem aumentando. Foram 16 em 2008 e, em 2009, a participação chega a 4,2% dos 540 títulos que deverão chegar às escolas até março.


Mais importante do que a ampliação numérica foi a valorização da linguagem das HQs na última seleção oficial, avalia Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ele também elogia a inclusão do ensino médio na relação das escolas que vão receber HQs.


O diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do MEC, Marcelo Soares, diz que as HQs são “estratégicas para desenvolver o prazer e o gosto pela leitura“. Mas Vergueiro não gosta da premissa de que as HQs seriam um caminho para a literatura. “Podem até levar, mas essa visão instrumental é equivocada. Continua sendo preconceituosa“, afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

 

Fonte: AE – Agência Estado

Um comentário sobre “Quadrinhos conquistam espaço na literatura escolar

  1. Desenvolvi um projeto sobre O Alienista com os alunos do 9 ano, mas não recebi apoio principalmente por parte do presidente do conselho escolar da escola.Que tal essa mesma pessoa fazer parte da biblioteca da escola? O mesmo ficou debochando dizendo ele, que Machado de Assis era um autor ultrapassado, das antigas e não era de interesse dos alunos o escritor em estudo. Não desisti e o projeto foi um sucesso. Trabalhei dois anos consectivos e amo Machado de assis.

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