Literatura: Palestra com James McSill (SP)

Sua Obra e as Editoras no Brasil e no Exterior”

Por Michelle Ramos.

  

Contando com a organização em conjunto da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, Kyanja Lee e a Mesa do Editor acontecerá em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril a Palestra “Sua Obra e as Editoras no Brasil e no Exterior”. A Palestra será ministrada pelo James McSill, nascido no Brasil mas que foi educado em colônia inglesa, onde reside; foi consultor editorial das editoras HarperCollins e Collins (Inglaterra), e ministra cursos e palestras sobre preparação e adequação de textos no Reino Unido, Espanha e Portugal.

 

Programação

DIA 23/04 (das 14:00 às 18:30

Escrevendo para vender: técnicas de estruturação e criação de enredos

(plotting) com valor comercial.

Escrevendo para ganhar o mundo: traduzir ou adaptar sua obra para outras línguas e culturas? As características e as vantagens da tradução e da adaptação.

Entendendo o processo: agenciar o autor brasileiro fora do Brasil (como a editora vê o autor, como o agente vê o autor e como a editora vê o agente).

Tirando proveito de novas tecnologias: Publicar de verdade ou publicar por vaidade?

 

DIA 24/04 (das 14:00 às 18:30 – coffee-break às 16:10)

A partir de exercícios e técnicas propostos, você vai repensar e trabalhar o seu próprio texto, acompanhando os processos usados pelos editores em todas as etapas de produção, desde a análise crítica inicial de um original até a estruturação final (pré-revisão) de uma break-out novel (para tirar o máximo proveito do dia de trabalho, o ideal é trazer o próprio manuscrito; mas você pode trabalhar com qualquer manuscrito previamente lido).

 

Para participar da Palestra é pago um valor simbólico de R$: 35,00; pois a palestra é beneficente. O valor que exceder a cobertura dos custos básicos será doado pelo palestrante ao Instituto Ser, uma instituição de educação e integração para pessoas especiais.

 

Mais informações:

http://www.palestrajamesmcsill.com.br/

http://mcsill.webs.com/

Um comentário sobre “Literatura: Palestra com James McSill (SP)

  1. Foi a palestra mais interessante que assisti na minha vida! Instigante, intrigante, solta, bem elaborada! O que é que esse homem não sabe sobre escrita? Sobre qualquer coisa!

    James é irreverente ao extremo, que viu, além de aprender como nunca, ainda pensa na palestra e ri, Quem não viu, não sabe o que significa estar frente a um iluminado.

    Curtir

Os comentários estão desativados.