Oficinas de Mangá na Fnac Livrarias, em porto Alegre.

Por Michelle Ramos, sobre press release.


A Fnac Livraria em Porto Alegre vai ministrarem parceria com o professor Marcos Pinto (que está ministrando o curso de Mangá e Cultura Japonesa no ICJ-PUC/RS; como divulgado aqui) duas OFICINAS DE MANGÁ em abril de 2009: Shonen Mangá no dia 08 de abril de 2009 e Shojo Mangá em 15 de abril de 2009.


As oficinas ocorrerão às quartas-feiras, das 15 às 17h; no  BARRA SHOPPING SUL (Av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey) em PORTO ALEGRE.

As oficinas têm ENTRADA FRANCA
( 20 vagas, reservadas por senha )

ESTRUTURA:

* CHARACTER DESIGN: Criação de personagem (ns)/tramas dos mesmos, assim como um perfil das afinidades do aluno ciom determinados Gêneros e estilos de Mangá( “shonen” ou “shôjo” ), visando direcionar os seus projetos.


* LAYOUT: Apresentar e demonstrar as técnicas de composição gráfica e narrativa para Desenho de Imprensa.

* CENOGRAFIA: A utilização de referencias visuais (tais como fotos, ilustrações e congêneres )existentes no acervo de referência( biblioteca/hemeroteca, arquivo de imagens )para a auxiliar os alunos na criação de seus projetos.

* ESTILIZAÇÃO: Aplicar os cânones do desenho de figura humana (proporções, movimento, anatomia e expressividade), a fim de poder aplicá-los em caricatura, desenho de imprensa e animação no estilo Mangá.

* PERSPECTIVA: Aplicar os cânones de perspectiva a fim de situar os personagens dentro de um cenário correlato à idéia desenvolvida pelo aluno, assim como introduzir o aluno às noções básicas de proporção entre a figura humana e objetos circunvizinhos.

* LUZ E SOMBRA: Aplicar as noções de iluminação de objetos e figuras humanas, otimizando o efeito cenográfico geral do trabalho do aluno de acordo com a sua idéia proposta;

* ARTE-FINAL: Apresentação e uso de diferentes materiais de arte-final e suas viabilidades gráficas (tanto efeitos visuais como a viabilidade de sua reprodução).

PROGRAMA:

– Definição dos cânones de desenho para Shonen e Shôjo Mangá;

– Concepção de personagem e argumento de história.

– Aplicar a Estrutura e Arquitetura do corpo humano para o Estilo Mangá( masculino, feminino, crianças e SDs )*;

– Aplicar a Estilização dos elementos mais expressivos na figura humana( olhos, cabelo, mãos, postura )*;

– Técnicas de Luz e Sombra aplicadas ao Estilo Mangá;

– Técnicas básicas de Arte-final.


Notas:
Os originais dos trabalhos finalizados ficam/retornam para/com os seus autores,
embora possam, se, ou (sempre )com a sua permissão ou de seus responsáveis ser promovidos através de exposição, fanzine ou websites, embora isso se deva definir como interessante, ou não, para as partes envolvidas.


( Fédération Nationale d’Achats des Cadres )

FNAC é uma rede internacional( presente em onze países, e também presente em sete capitais do Brasil ) de lojas de livros, softwares culturais e de entretenimento assim como equipamentos de informática e que também promove atividades de cunho cultural em suas sedes.