BRASÍLIA 50 DIMENSÕES

Oportunidade para duplas de artistas em diversos tipos de artes

Por Michelle Ramos, sobre press release.

 

Já esta em andamento a seleção para o projeto Brasilia 50 Dimensões, que tem como objetivo iniciar as comemorações dos 50 anos da cidade de Brasília ao reunir profissionais da arte e da cultura e discutir as diversas visões sobre o Distrito Federal em seu constante processo de construção de identidades. Um evento multimídia que reúne artes visuais e música com o intuito de congregar brasilienses de diversas gerações para celebrar os novos ou os já consagrados talentos locais de forma interativa e gratuita.

 

Nesta edição é proposto o tema “Genealogias“,  que vem a discutir os encontros de origens genealógicas diferentes entre si, que geram um produto multicultural e que nos fazem refletir sobre quais seriam as reais identidades de Brasília. A proposta é uma vitrine aonde os artistas interessados são solicitados a formar duplas.

 

A noção de genealogia propõe a origem dos dois artistas, enquanto brotam outros pontos relevantes na seleção de trabalhos: a questão da parceria e do entorno. Assim, o critério para a validação da dupla e entrada da mesma no projeto após a seleção é a comprovação que os integrantes tenham moradia ou atelier em cidades diferentes no Distrito Federal, já que o projeto visa oportunizar espaço para artistas residentes e novos talentos. Desta forma, após a apresentação dos projetos as duplas e/ou coletivos, terão a incumbência de executar um trabalho conjunto para gerar um produto final único sob o tema escolhido pela curadoria do evento.

 

Para os artistas que optarem é possível realizar voluntariamente, a doação do seu trabalho para o acervo da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, assim fica garantida a preservação e exibição das mesmas em outros espaços, galerias e eventos. O projeto estará aceitando propostas nas seguintes linguagens: 

Desenho – Gravura – Pintura – Escultura – Fotografia – Música – Instalação – Performance – Vídeoarte – Moda.

 

As inscrições serão encerradas no dia 20 de maio, os artistas selecionados serão contactados para que encontros sejam marcados entre a curadoria e a produção do evento e as duplas de Artistas. O evento será realizado nos dias 04 e 05 de Julho no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) das 14h às 22h. O destaque da programação será a exposição dos trabalhos finais dos participantes do projeto acompanhadas por outras atividades como oficinas de DJ, Kirigami e Aerografia além de Encontro de DJs com Entrada Franca.

 

O projeto  Brasilia 50 Dimensões é apoiado pela Secretaria de Cultura e pelo Complexo Cultural da RepúblicaMuseu e Biblioteca Nacional será um encontro de múltiplas atividades como oficinas, exposição, pintura ao vivo, intervenções, performances, música e vídeoarte. A primeira edição foi realizada no dia 20 de setembro na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, das 14h ás 22h e reuniu um público estimado em 300 pessoas. Nesta mostra mais de 22 artistas expuseram em diversas linguagens.

 

Os artistas interessados devem enviar proposta a ser avaliada pela curadoria e produção até o dia 20 de Abril de 2009.

 

Mais informações:

50dimensoes@gmail.com e Renato Acha – Curador (8493-7678) 

 

Um comentário sobre “BRASÍLIA 50 DIMENSÕES

Os comentários estão desativados.