Bar frequentado por cartunistas vai a leilão

Por Leandro Malósi Dóro

 

O bar Tutti Giorni irá a leilão no próximo dia 5 de maio. Conhecido como Bar do Nani, reúne cartunistas vinculados a Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) desde os anos 90. O estabelecimento se localiza nos altos da Borges de Medeiros com Duque de Caxias, em Porto Alegre (RS). Em suas paredes, há centenas de ilustrações, charges, cartuns e histórias em quadrinhos originais de artistas como Luis Fernando Veríssimo, Edgar Vasques, Gilmar Fraga, Santiago, Canini, Bier, Iotti, Eugênio Neves,  Joaquim da Fonseca, entre outros. No local já adentraram para ser homenageados Renato Canini, o único Mestre Disney do Brasil, e Ziraldo, entre outros.

 

Alguns originais não estão em bom estado de conservação e outros sim. Há trabalhos em ecoline, guache, aquarela, pastel seco, grafite, ponta seca e outras técnicas, além de um quadro em técnica mista com cerca de dois metros de largura. O autor é Eugênio Neves. Uma parte dessas obras foi feita ali mesmo e outra trazida pelos frequentadores como doação. Além disso, há os cartazes dos cartunistas realizados para o 1º Fórum Social Mundial, em 2001.
Os artistas reúnem-se no local todas as terças-feiras a partir das 20 horas. Mantém o blog http://grafar.blogspot.com onde há uma mostra diária dos trabalhos de artistas do Rio Grande do Sul.

 

Os cartunistas mobilizam-se para descobrir formas de evitar o leilão do bar.  Uma alternativa seria um grupo de interessados adquirir o ponto comercial, deixando o atual proprietário como gerente.

Um comentário sobre “Bar frequentado por cartunistas vai a leilão

Os comentários estão desativados.