Brasileiros produzem 24 histórias para operadora Oi

As histórias das revistas em quadrinhos habitam o imaginário de crianças e adultos que se interessam pelo estilo. Heróis como Super-Homem, Batman e X-Men conquistaram o mundo com suas aventuras em gibis há décadas. Contudo, a chegada da internet vem transformando a maneira que o público se relaciona com seus personagens e as grandes editoras de quadrinhos, como Marvel e DC Comics, adaptaram seus conteúdos para a grande rede. De olho neste cenário, o OI Quadrinhos (www.oi.com.br/quadrinhos) foi lançado em setembro de  2008 e conquistou uma média de 30 mil visitantes únicos por edição – disponibilizada gratuitamente pela internet. O projeto  estreia, em versão ampliada, com a participação de novos autores e desenhistas, sendo uma das maiores iniciativas do mercado nacional.

Com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o projeto foi desenvolvido pelos roteiristas e produtores cariocas Alvaro Campos e Fernando Azevedo, da Vilania Comics. As histórias são disponibilizadas gratuitamente no formato americano (17x24cm) – com navegação via flash no portal OI – e via celular, no valor de R$0,99. Neste caso, o usuário deve enviar uma mensagem de um OI para o número 880 para ter acesso às edições em vídeo.

Artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Espírito Santo participarão das 24 histórias em quadrinhos exclusivas que serão lançadas este ano, entre obras pra internet e móvel. Quadrinhistas consagrados como André Dahmer (Os Malvados), Júlio Shimamoto (Metal Pesado) e Jean Dias (dos gringos Highlander e Sonja), além de autores provenientes de outras mídias, como Fernando Caruso (Zorra Total e ZÉ – Zenas Emprovisadas), Bento Ribeiro (Furo MTV) e Matheus Souza, diretor do filme Apenas o Fim que abocanhou o júri popular do último Festival do Rio  e  da  Mostra Internacional de São Paulo.

De junho a dezembro, o portal lançará uma nova HQ mensalmente como uma editora impressa. Além da produção exclusiva, o projeto manterá blogs e fóruns, visando estimular a interação entre usuários e artistas, além de uma seção dedicada a artistas independentes, que poderão embarcar na audiência do projeto para promover seus trabalhos e se colocar no mercado.

Para acompanhar gratuitamente as histórias disponíveis, é só acessar o endereço www.oi.com.br/quadrinhos. Para os clientes Oi Móvel, serão oferecidos trechos inéditos das histórias que poderão ser baixados no próprio Mundo Oi ou adquiridos via download no Portal WAP da companhia. Basta enviar uma mensagem de texto com a palavra “Quadrinhos” para o número 880.

Lançamentos

25/5 – Alvaro Campos (roteiro) e Jean Diaz (arte) – para internet.
 André Dahmer (roteiro e arte) – para celular.
10/6 – Fernando Caruso (roteiro) e Ian SBF (arte) – para celular.
25/6 – Matheus Souza (roteiro) e Ronaldo Barata (arte) – para internet.
10/7 – Bento Ribeiro (roteiro) e André Moreira Aguiar (arte) para celular.
25/7 – Danilo Beiruth – (arte e roteiro) – para internet.
10/8 – Continuação de André Dahmer (arte e roteiro) – para celular.
25/8 – Alvaro Campos(roteiro) e Jean Diaz (desenho) – para internet.
10/9 – Alvaro Campos(roteiro) e Jean Diaz (desenho) – para celular.
25/9 – Olinto Gadelha (roteiro)  e Allan Alex (ilustração) – para internet.
25/10 – Fernando Azevedo (roteiro) e Julio Shimamoto (ilustração) – para internet.
Por Press release.