Século 19, um mangá de Edvanio Pontes

Por Michelle Ramos.

Mais um lançamento, pelo Quatro-Folhas Quadrinhos, criado pelo Edvanio Pontes, que esta “remasterizando” seus antigos fanzines lançados nos anos 90, e que agora embarca no mundo do mangá, coisa que o artista iniciou entre 1997 e 1998, quando foram lançados a maioria de seus trabalhos nesse estilo.

A publicação, chamada Século 19, é “um mangá no estilo mais adulto de se produzir quadrinho japonês… é mais no esquema para adultos, com traço rápido e sujo”, adianta o artista.

Comentando sobre o fanzine o artista ainda fala: ”Muito simples, nada demais e inovador. Um samurai errante adentra uma aldeia que passava por dificuldades bem ali no período Tokugawa. Alguns samurais estavam mantendo a vila como refém. O samurai errante sem nome acaba se envolvendo na peleja local e começa aí uma luta feroz de espadas e muito sangue espirrando no ar…” comentando sobre sua inspiração e produção da historia o Edvanio ainda diz ;”… Achei muito massa a forma como Goseki Kojima ilustrava o Lobo Solitário, com pena de molhar e pincel. Tentei então emular isso com minhas canetas de arte-final. Foi muito mais uma homenagem do qualquer outra coisa”.

Século 19 possui formato A5 e tem 20 paginas impressas em xerox laser, custando a penas R$: 2,00.

 Adquira pelo e-mail: edvaniosilvapontes@gmail.com