Exposição Mauricio de Souza: 50 Anos de Quadrinhos

Por Michelle Ramos, sobre o release.

A partir do dia 18 de Julho serão realizados diversos eventos e em comemoração aos 50 anos de carreira do quadrinista e editor Mauricio de Souza. A data escolhida para essa comemoração relembra o 18 de julho de 1959 que o Mauricio, então repórter policial da Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) publicou sua primeira tira de quadrinhos.

Para comemorar esses cinqüenta anos de carreira do pai da Turma da Mônica, a exposição Mauricio 50 anos, que acontecerá no MuBE, em São Paulo, relembrará a trajetória de sucesso do autor, revelando suas primeiras tiras de jornal até ele se tornar um dos autores de quadrinhos mais respeitados do mundo.

As comemorações realizadas no MuBE  – Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218 – Jardim Europa) terá inicio no dia 18 de julho num evento fechado para convidados e imprensa. Na ocasião, o Ministro Juca Ferreira fará convite oficial à personagem Mônica para ocupar o cargo de  embaixadora da Cultura do Brasil.

A partir do dia 19 Julho com entrada gratuita o evento é aberto ao publico, se estendendo até 18 de agosto no Horário de terça a domingo, das 10h às 19h.

Mais informações: (11) 25942601.

Confira algumas das novidades previstas para essa celebração ao autor:

Estréia de documentário sobre a trajetória de Mauricio de Sousa no canal Biography Channel, que será exibido no dia 18 de julho, às 22h, para toda a América Latina.

O livro MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros, no qual 50 profissionais do traço homenagearão o criador da Turma da Mônica fazendo, no seu próprio estilo, histórias com personagens criados por Mauricio. Previsão de lançamento: setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

O livro Bidu 50 Anos, para relembrar os 50 anos do Bidu, o primeiro personagem de Mauricio de Sousa, que hoje aparece, inclusive, no logotipo da empresa do autor. A edição apresentará uma coletânea de histórias do simpático cãozinho em diferentes épocas. E ainda trará uma edição facsimile de Bidu 1, a raríssima primeira revista solo de Mauricio, publicada em 1960 pela Editora Continental. Previsão de lançamento: setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

O site Máquina de Quadrinhos, no qual crianças de todas as idades poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica utilizando bancos de imagens com personagens, cenários, objetos e balões. Trata-se de uma iniciativa inovadora e permitirá, inclusive, que as melhores histórias tenham chance de ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Previsão de lançamento: agosto de 2009.

Um livro – ainda não batizado – contando a trajetória artística de Mauricio de Sousa, década a década. A obra apresentará as informações contidas na exposição do MuBE de forma mais completa, além de outras inéditas. Previsão de lançamento: dezembro de 2009.

O CD Maurício, 50 anos de música. Ao completar 50 anos de carreira, Mauricio de Sousa pode garantir: é o som da alegria. São mais de mil músicas para shows, desenhos animados, campanhas e programas especiais dos personagens mais amados do Brasil. Um trabalho realizado com muita harmonia entre compositores e músicos, orquestrado pelo departamento de som da Mauricio de Sousa Produções e dirigido por Marcio Araújo.

Conheça mais do autor e sua turma de sucesso acessando: http://www.monica.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Exposição Mauricio de Souza: 50 Anos de Quadrinhos

  1. Olá

    Parabéns Maurício!!!!!Uma trajetória fantástica da imaginação!!!!!Desde criança acompanho suas lindas “histórinhas”, pois são quase reais…E agora meu filho de três anos poderá participar desse fantástico histórico da Mônica e seus amigos….Um abraço..Estaremos lá!!
    Regina

    Curtir

  2. Pingback: Cascão hoje em dia não teria chance « MyPitacos

  3. Oie… tava vendo uma reportagem sobre essa exposição do Maurício de Souza e achei uma maravilha, cresci lendo os gibis da Turma da Mônica e adoraria ver e visitar essa exposição, infelizmente é em SP…. bem q poderiam trazer pro Rio, será um sucesso.. deixo essa idéia no ar.. bjo

    Curtir

  4. Maurício de Souza está de parabéns mesmo, ele é um artista de mão cheia, leva muita diversão para nossas crianças, sem contar que suas historinhas também trazem muito aprendizado, chegando até mesmo a falar nas mudanças da língua portuguesa(novo acordo)!
    Realmente parabéns!

    Curtir

Os comentários estão desativados.