Resenha: O Livro Amarelo – Salada Mística

Por Michelle Ramos.

O Livro Amarelo – Salada Mística (36 páginas, R$: 5,00) divulgado aqui, do escritor pernambucano Fernando Farias apresenta sete contos de diferentes estilos, uma verdadeira salada como é intitulado também o livro.

É interessante dizer que em cima dessa idéia de salada ,o autor que no prefacio, diz ser místico todo, diz também que não rejeita a idéia de Deus, porém também não deixa de falar dele ou de apresentar sua idéia de Deus de uma forma sarcástica ou não, m “Alexandria”, o conto mais longo e consirado o melhor conto do livro, o autor apresenta o inferno de uma forma bem particular, onde os desejos não concretizados se transformam no castigo a ser recebido pelos seus moradores; fazendo dos sonhos e desejos humanos uma verdadeira punição.

Um Pequeno Vício” é o segundo menor conto do livro, e narra a historia de uma menina que gosta de comer carne humana. “A Louca do Liquidificador” é um conto interessante pela idéia de questionar se os nossos desejos e gostos pessoais são nossos mesmos ou se somos condicionados a ter esse ou aquele desejo.

Cuecas Coloridas” traz com certa pitada de humor as “coincidências” que a vida por vezes nos impõe, seja com superstições seja com o que alguns pensam ser o destino. Já no conto “O Resto da Maçã” autor busca mostrar como seria a sua ótica obviamente, como Deus veria e o que ele comentaria sobre sua criação nos dias atuais, porém esse mesmo “deus” não acredita em si mesmo.

Logo em seguida temos o conto “Deus Acredita em mim”, que no final das contas é um humor negro, que se vale da idéia de que coisas ruins “aparentemente” sem motivo acontecem com pessoas boas.

Em conformidade com seu lado místico, o Conto “Menina Chinesa” se mantêm em espera de novos ideais, projetos e quem sabe equilíbrio.

Salada Mística” é o último conto da publicação e como eu já disse é ele quem “batiza” o subtítulo do livro; apresenta de forma mais especifica as incertezas que permeiam durante todo o livro, incertezas essas que o autor tenta “limpar” com novas idéias e questionamentos.

O livro Amarelo é um livro que traz um pouco de humor; mas com uma dose forte de crueldade que busca claramente chocar seu leitor, é interessante do ponto de vista filosófico, vivendo sob os questionamentos e criticas de coisas que nem sempre se podem ter respostas, onde o autor deixa claro que  a unica “certeza” que você pode encontrar em suas paginas é a possibilidade de se divertir durante a leitura.

Conheça o trabalho do autor acessando seu blog pessoal aqui e adquira seu livro pelo e-mail Fernando.farias7@hotmail.com.

Anúncios