Como foi o “Arte na Adoração”

Por Michelle Ramos.

No ultimo domingo de Novembro (29/11/2009) participei da Primeira Edição do Evento Arte na Adoração, uma iniciativa mais que louvável foi realizada pela Primeira Igreja Batista do Recife (Av. Conde da Boa Vista, 163 – Boa Vista – Recife – PE) que com a organização do Pastor Joésio Gomes apresentou o evento “Arte na Adoração ”, que apresenta os diversos trabalhos desenvolvidos pelos artistas da Igreja.

O evento foi realizado nas dependências do Seminário Batista do Norte do Brasil (Boa Vista à Rua Padre Inglês, nº 243), e das 15h às 18h todos que passaram pelo local (o evento é gratuito) puderam conferir os diferentes talentos desenvolvidos pelos artistas da congregação, foram vários estandes tais como o de Pintura em Tecido, que foi apresentado pela Luzinete de Paula; o de Teatro, com Laís, Cibelle, José, Márcio, Gabriela, Juliana e Mecinho; Pintura, com o Douglas Fagner (foto ao meu lado com avental de pintura), que na oportunidade distribuiu pinturas em azulejos para o publico; Ornamentação, com Claudinor e Rejane, apresentando dicas e objetos de decoração e ambientação; o grupo Habakuk com André Shebba e Nance Ferreira, apresentando quadros com poesias bíblicas, misturando arte com tecnologia.

A Banda Verbo de Deus, hap gospel formado por Bolaum (MC) Fabio (MC) Raquel (MC) e Deca (DJ) lançando seu primeiro CD, intitulado “Identidade”; e essa que vos fala Michelle Ramos (com a camisa do Sport – risos), confesso que foi uma correria ter participado desse evento, pois foi desenvolvido meio que nas presas, cheguei até pensar em desistir de ir, mas tamanho foi o apoio do pastor que metemos a cara e fomos (o roteirista Gibis (Mistureba!) me ajudou com as malas de Revistas com quadrinhos brasileiros, infelizmente não pode permanecer no evento; pude mostrar ao visitantes um estande com diversas publicações independentes, os quais usei para exemplificar a utilização das historias em quadrinhos na educação; foi tão corrido que fiz um banner na base da colagem e isopor como uma forma de divulgar já de cara a ideia do estande, usando a ilustração do quadrinista Anderson Cossa para o topo do Zine Brasil 2009; ( e o povo achou chique – risos) aproveitei a oportunidade e distribui na ocasião a primeira edição da Revista Compaixão HQ do paulista Dorivam Andrade, que me presenteou com vários números para este fim; e alguns números do Jornal NFL Zine do Hamilton Tadeu, como a edição 22; onde fui entrevistada. Ainda narrei uma historia em quadrinhos com apresentação de originais de minha autoria (criação e roteiro) e arte de José Braga).

Percebi felizmente que teria me arrependido se não tivesse participado da expo, que oficialmente começou às 15h e foi até 18h; apesar de ter ficado lá das 10h da manhã até as 20h da noite; fico feliz em dizer que foi uma excelente oportunidade para a congregação e para todos os outros visitantes conhecerem os talentos que ali estão, e que, por falta de espaço ou até oportunidade não eram conhecidos; ficou evidente a surpresa, a alegria e admiração pelo que foi exposto no evento pelos visitantes que passaram pelo Arte na Adoração, mais ainda pela oportunidade de conhecer pessoalmente outros artistas, como o cartunista Carluca (camisa estampada vermelha), que ainda me presenteou com uma ilustração de sua personagem Bia, A Abelhinha e uma caricatura. Quem não foi ao evento realmente perdeu uma oportunidade excelente de ver como é possível apresentar Deus nas mais diversas artes; especialmente nos quadrinhos, que causou bastante impacto, pois eu não levei apenas os de conteúdo cristão, apesar de não ter sido aberta a venda dos produtos para essa primeira edição, houve visitantes querendo comprar revistas (risos) então a gente entrega o cartão de visita de como entrar em contato (outro presente que recebemos da PIB Recife, que entregou 100 panfletos a cada estande, apresentando nosso trabalho e como entrar em contato). Nas fotos abaixo é possivel ver como foi um pouco do evento, especialmente um pouco do meu estande e de alguns visitantes bem bacanas que passarm por lá.

Ainda no final do evento foi realizado o “Culto Cantado” onde cada um levou ao Altar sua arte, apresentado-a a Deus; houve musicas, oração e muita reflexão.

Todo apoio foi concedido para que nós, os que íamos apresentar nossa arte, ajuda impar para que participássemos do evento, nos dando os meios necessários para estar presente (que contou com filmagem, fotografia e etc., que breve será divulgado) o que desde já me atrevo agradecer em nome de todos os “oficineiros” aos pastores Joésio Gomes, Reidson Mesquita e Joel de Oliveira, que abraçaram esse lindo projeto que eu tive a honra de estar presente; o melhor de tudo é que essa idéia não para por aqui, e esperamos que a segunda edição seja ainda melhor que a primeira, e assim sucessivamente.

Então se você não esteve presente, considere-se convidado! Que venha 2010!

Anúncios

4 comentários sobre “Como foi o “Arte na Adoração”

  1. Que bacana isso, e que bom que voce estava presente.
    É o tipo de evento que deveria se espalhar por esse Brasil todo, um conceito bem interessante de ser seguido. Espero que os próximos fiquem cada vez melhores e com mais expositores, assim consolidar de vez essa bela proposta!

    • Concordo plenamente com suas palavras Anderson, a certas coisas que precisam ser imitadas e essa é uma delas, fiquei muito feliz em ver que essa iniciativa tem tudo pra continuar firme e forte, e quem sabe ser modelo para outras ;).

  2. Olá, moçada! Quem descobriu o trabalho de vocês foi o Whaner, que, como eu, é do Portal Cristianismo Criativo e publisher da W4 Editora. Achamos muito legal a experiência de vocês, especialmente por se tratar do trabalho de uma igreja local. Vamos divulgar por lá, em algum espaço, ok? Abração e sigam-nos pelo Twitter/ccriativo!

Os comentários estão desativados.