Por Tiago Bacelar*
Neste mês de janeiro do ano de 2010, comemoram-se cinco anos do site Zine Brasil, da amiga Michelle Ramos, que tive a honra de contribuir com alguns dos meus textos. Desde o saudoso Ângelo Agostini, passando por nomes Angeli, Ziraldo, Maurício de Sousa, o quadrinho nacional sempre sofreu pressões externas das principais HQs vindas dos mercados norte-americano, francês e japonês.
É de louvar a iniciativa do Zine Brasil, que desde 2005, tenha como missão principal divulgar o talento dos artistas brasileiros, que batalham diariamente para conseguir fincar as suas bandeiras no difícil e árduo mercado nacional. São idéias como essa da amiga Michelle, que incentivam o crescimento do número de trabalhos locais.
Dou meus parabéns pelos cinco anos do Zine Brasil, desejando vida longa ao maior e mais importante site de divulgação do quadrinho brasileiro. Pelo sucesso dessa primeira jornada, tenho certeza que a amiga Michelle e o Zine Brasil ainda vão continuar por muito tempo em atividade.
Vão continuar informando o internauta e trazendo da obscuridade nomes de desenhistas nacionais talentosos, que esperam apenas um veículo de elo entre ele e o leitor, como a Zine Brasil, para venderem seus quadrinhos.
*Tiago Bacelar é jornalista, produtor de audiovisual, e autor do blog TB Produções Audio Visuais, entre os anos de 2006 e 2007 colaborou como articulista do Zine Brasil.
Pingback: 5 Anos de Zine Brasil – Homenagens « ::: Zine Brasil ::: A Vitrine das HQ'S Nacionais :: 5 Anos ::