Resenha: Caraminhola #1

Por Michelle Ramos.

Caraminhola #1, do ilustrador Caio “Yo” (Quarto Mundo – 28 páginas, tons de cinza com capa colorida R$: 5,00) apresenta tiras, ilustrações e quadrinhos do artista Caio, que inicia com essa edição uma provavel nova publicação nacional de quadrinhos

A edição, caracterizada visualmente pelo estilo mangá, busca ir além desse rotúlo; e com esse objetivo, traz de cara um prefácio assinado pelo premiado cartunista Bira Dantas, que tece elogios à dedicação do jovem artista na arte dos quadrinhos; além de ilustrar uma das quatro HQs curtas que compõe a edição.

Entre as HQs, a história “O Peixe”, hq vencedora do Salão Internacional de Humor Paraguaçu Paulista, e a hq “Eu não sou meu” mostra bem a intimidade que o Caio já tem com o lápis; assim como sua criatividade e imaginação na hora de compor uma historia. As tiras também fazem seu papel na edição, as piadas inusitadas e as vezes um tanto ácidas nos faz ter um certo ar de riso com as coisas “bizonhas” que ele apresenta ter na “cachola” (risos).

Porém é bom ressaltar que algumas tiras e ilustrações trazem seus textos em inglês e sem tradução de rodapé, o que pode causar um certo desconforto em ter que buscar pela tradução; apesar de me parece proposital da parte do autor, já que o mesmo também nos faz buscar um espelho para ler uma de suas HQs.

De forma simplificada Caraminhola é um portfólio impresso do Caio “yo” onde é possível conhecer mais de suas criações e habilidade com os desenhos; ficando aquele gostinho de que falta mais alguma coisa, “um quero mais”, o que na verdade é até bom, pois deixa ao leitor que apreciou a edição aguardando um proximo número.

Se o objetivo do leitor é conhecer novos artistas com certeza vai valer a pena adicionar mais essa caraminhola na sua cabeça.

Anúncios