Concurso de Cartilha ilustrada, Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho

Campo Grande/MS (Nacional e Internacional/Mercosul) – O Pontão de Cultura Guaicuru tem inscrições abertas para dois Concursos Culturais de valorização e promoção da Cultura Guarani.

O projeto ‘Ava Marandu – Os Guarani Convidam’ tem como objetivo produzir ações concretas para a promoção da Cultura dos Guarani Kaiowa e dos Guarani Ñandeva de Mato Grosso do Sul. Para tanto, o Pontão de Cultura Guaicuru realizará dois Concursos Culturais:

Concurso de Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho:

– TEMA: ‘Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani no Mato Grosso do Sul’.
– O concurso é aberto a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, de todas as regiões do Brasil e dos demais países do Mercosul, matriculados em escolas e universidades no ano letivo de 2010.

– Inscrições: entregar na direção das instituição de ensino a ficha de inscrição e o material produzido. As instituições deverão enviar os trabalhos para a Coordenação do Concurso.
– O aluno deve indicar em qual categoria está concorrendo. Cada aluno poderá inscrever-se em apenas uma categoria.

– PRAZO: até dia 30 de março.

Concurso Cartilha Ilustrada da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas:
O concurso visa promover a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas no âmbito do Projeto ‘Ava Marandu – Os Guarani Convidam’; e fomentar trabalhos que possam contribuir para o fortalecimento da cultura de respeito e valorização dos direitos dos povos indígenas.

Podem participar cidadãos brasileiros ou de nacionalidade dos demais países do Mercosul. Cada participante poderá inscrever um trabalho.

O ganhador será premiado com R$ 5.000,00 e a Cartilha vencedora será publicada com tiragem de 3 mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas, escolas e pontos de cultura, do Brasil e dos demais países do Mercosul.

Cada participante deverá obrigatoriamente apresentar proposta de Cartilha Ilustrada, obedecendo às seguintes características:

– texto integral da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígena – trilíngue (em português, espanhol e guarani) e com ilustrações;

– em até 48 páginas, mais capa;

– formato 15 cm x 21 cm (fechado) – sendo capa 4×0 cores em papel reciclado 230 g e miolo 1×1 cor em papel reciclado 150 g; acabamento da capa com laminação fosca.

Inscrições: por via postal, à Coordenação do Concurso Cartilha Ilustrada da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, na sede do Pontão de Cultura Guaicuru.

– Endereço: Rua 13 de Maio, 727, bairro Santa Dorothéia, Campo Grande/MS, CEP 79004-423.

PRAZO: até dia 19 de abril.

Mais Informações:
Site do Projeto ‘Ava Marandu’.
Regulamente Concurso de Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho.
Regulamento Concurso Cartilha Ilustrada.
Ponto de Cultura Guaicuru.

Visto no Blog Cultura e Oportunidade.