Jornalismo “na estrada” vira história em quadrinhos

A expedição jornalística “Brasil: cada canto um encanto”, realizada pelo jornalista Laércio Guidio que até o momento já percorreu cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, virou tema de história em quadrinhos.

Com o objetivo de mostrar as belezas naturais do país, visitando cidades com alto potencial turístico, mas nem sempre divulgados, o jornalista iniciou a expedição em novembro de 2009, a princípio com a companhia de um jovem escritor mineiro que fazia o mesmo percurso com o projeto literário “Um ano na estrada”.

A aventura partiu de Presidente Prudente, interior paulista e ganhou seguidores na internet, que sugerem lugares para serem visitados através do twitter (BrasilCadaCanto).

Agora o mochilão que em breve volta para estrada com a meta de percorrer a segunda etapa da missão de “caçar paraísos”, conta com uma nova ferramenta que agradará desde o público infantil ao adulto, visando atingir cada vez mais pessoas, a viagem começa a ser retratada em história em quadrinhos, para continuar mostrando as belezas naturais e fazer com que a informação jornalística assuma diferentes formas para atingir diferentes públicos.

O ator e jornalista Vasco Valentino que interpreta o personagem Amaro na novela “Cama de Gato” já declarou em entrevistas sua preocupação com as questões ecológicas e foi convidado a participar desta aventura em desenho; seu personagem irá incentivar as pessoas a preservarem o meio ambiente.

Valentino que também é conhecido por evitar em seu cotidiano o uso de papéis que não sejam reciclados e não ser adepto ao uso de sacolas plásticas vem a ser de fundamental importância para conscientizar os leitores das responsabilidades com o planeta.

O criador da história em quadrinhos que conta os passos da expedição é o ilustrador de livros infantis e cartunista Hugo César.

O artista da cidade de Ilha Solteira tem suas charges e tirinhas publicadas em vários jornais pelo país, além de postadas no site “Tiras Nacionais” e no seu blog pessoal, “Hugo Tira de Letra”.

Atualmente o cartunista está escrevendo um livro de infanto-juvenil que conta a história assustadora de uma lenda urbana de Ilha Solteira que será totalmente ilustrado pelo próprio autor.

A expedição “Brasil: cada canto um encanto” na versão história em quadrinhos será postada semanalmente no blog da expedição:

http://cadacantoumencanto.blogspot.com

Fonte: Redação do O Repórter. (com envio por e-mail do professor Mauro César Bandeira).