Resenha: 40 Anos de Doroti

Por Michelle Ramos.

40 Anos de Doroti (Impressa em off-set, 36 páginas, miolo preto e branco, e capas externas coloridas. R$: 5,00) é um lançamento do quadrinhista e mestre da HQB Emir Ribeiro, lançada em Dezembro de 2010, a revista conta com duas Histórias, a primeira, escrita pelo Emir e ilustrada pelo Alcione Silva, a segunda, mais curta, é escrita e ilustrada pelo próprio Emir Ribeiro.

Para os que não estão familiarizados com os personagens de Emir, e também para relembrar, a Revista comemora os 40 anos de criação de sua personagem, a Doroti, vilã conhecida nas historias da Velta, a personagem mais conhecida do autor. Nesta edição é possível conhecer um pouco do ponto de vista da personagem, que possui grande poder mental, além de um incrível poder de transmutação, sendo um ser extremamente poderoso e independente.

A primeira história “Uma pessoa comum”, com desenhos do Alcione, tem inicio com Doroti desmaiada no meio da estrada, sendo encontrada por Milton Damasceno, um homem que esta em processo de divorcio e com uma doença mortal. Pra completar a personagem não tem lembrança alguma de sua identidade. A partir desse encontro a vida dos dois passa por grandes mudanças; mudanças essas apresentadas de forma mais explícita na história escrita e ilustrada pelo Emir , “Paixão do Passado, Amor do Presente”, onde Doroti revela alguns de seus segredos e de sua origem, como o fato de ter nascido através de seres de outro planeta, mentalmente super desenvolvidos, que resolveram dá vida a uma Rocha, colocando um cérebro na mesma, daí dotada do mesmo poder mental que seus criadores, a rocha passa a tomar a forma que deseja, tendo literalmente prazer nas maldades que pratica.

A edição ainda conta com ilustrações da personagem, desenhada por desenhistas como, Mauro Barbieri, Newton, Marcelo Tomazi e Danielle Jaimes, além do grande Mozart Couto que arte-finalizou a capa traseira desenhada pelo Emir Ribeiro.

A edição, destinada a adultos, é recomendada não apenas por seu valor histórico, mas também pela iniciativa diferenciada de conhecer mais profundamente um personagem nacional, no caso uma vilã, que tem potencial para prender a atenção de qualquer leitor, sem depender de um herói na sua revista.

Mais informações
http://www.emirribeiro.com.br/noticias_027.php
emir_ribeirojp@yahoo.com.br
emir.ribeiro@gmail.com

Anúncios