Personagem Catraca passa de 200 tiras e ganha site

Uma aventura que começou em preto e branco completa quatro anos e mais de 200 tiras em grande estilo. Catraca, personagem de quadrinhos que desde 2007 ilustra cada edição dominical do Jornal da Manhã, acaba de ganhar novo site. A página de Tiras do Danilo está no ar no endereço www.odanilo.com.br . Simples assim.

Não é apenas o endereço que ficou mais fácil de lembrar. A navegabilidade para o internauta e a interação foram ampliadas. Em consonância com a evolução da internet, as tiras do Danilo agora estão linkadas com o Facebook e o Twitter, por exemplo.

“Quem acessa o site pode ‘twittar’ a tirinha que mais gostou, e divulgar dessa forma para seus amigos. Além disso, outra novidade é o ‘risômetro’: é possível dar uma nota (de uma a cinco estrelas) para a tirinha. O sistema calcula uma média e informa o resultado atual abaixo da tira”, acrescenta o cartunista.

No arquivo é possível acessar todas as tiras feitas desde 2007, numeradas e datadas. A partir do site, o internauta também pode seguir o autor no Twitter ou ler postagens em seu blog Universo e Afins. As tiras continuam sendo publicadas na Revista Urbe do Jornal da Manhã aos domingos.

Para o editor-chefe do JM, Mário Martins, as histórias vividas pelo personagem Catraca encontram identificação junto aos leitores. “A manifestação da cultura popular através de tiras, retratando seres ou objetos, promovendo o recorte histórico de uma geração, ou simplesmente como forma de quebrar protocolos e nos arrancar risos – ou até mesmo nos fazer refletir – é essencialmente importante para entendermos situações. O Catraca tem essas virtudes”, diz Martins.

Criado pelo cartunista Danilo Kossoski, Catraca é um garçom que vive situações bizarras no cotidiano. Suas histórias, não raro, envolvem lugares, acontecimentos ou personagens baseadas na realidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. “Algumas delas registram fatos que foram notícia nos jornais, como as obras da rodoviária, a revitalização da Avenida Vicente Machado, o pânico com a Gripe A. É como se colocássemos um marcador em alguns desses fatos, para relembrá-los sob o ponto de vista do bom humor, mesmo em situações ruins”, comenta Danilo.

Danilo Kossoski é cartunista e jornalista. Seus desenhos já estiveram nas páginas do Jornal Hoje Centro Sul (Irati) e Grimpa (Ponta Grossa). Atualmente é repórter de cultura e comportamento do Jornal da Manhã (onde a matéria foi originalmente publicada).