Resenha: Mangá Tropical – Um Estudo de Caso

Mangá Tropical – Um Estudo de Caso é um livro do autor Patrick Raymundo de Moraes, lançado pela Editora Otimismo, o livro é resultado de sua Monografia para o curso de Jornalismo que o mesmo estava concluindo em 2005, num período onde o próprio autor diz que o mangá dava um “salto para o futuro”.

O livro é um estudo de caso do almanaque Mangá Tropical, da editora Via Lettera, e é com certeza uma contribuição para o entendimento questões como: Se faz o genuíno mangá no Brasil? Os autores de Brasileiros quadrinhos fazem mangá?

A leitura desde inicio é agradável e interessante, o livro que tem apenas 66 páginas faz uma analise sobre a história do mangá, sua origem no Japão, o Mestre Ozamu Tezuka, os primeiros mangás brasileiros e sobre os Mestres Minami Keizi e Claudio Seto, mostrando a estética do mangá brasileiros e a forte presença e influência do mangá no Brasil.

O capitulo um, se prende a apresentar ao leitor as origens do mangá no próprio Japão e no Brasil, mostrando os grandes responsáveis por trazer a arte e difundir a mesma em terreno brasileiro. No segundo somos levados a conhecer a narrativa e o estilo dos mangá, assim como identificá-los nos quadrinhos brasileiros, esse capitulo é extremamente instrutivo, os exemplos de narrativa e estilo na produção de um mangá é praticamente uma aula de como produzir uma historia em quadrinho de qualidade.

Já no terceiro capitulo, o leitor é apresentado a “Estudos Culturais” que busca conceituar o Mangá Tropical determinando a importância da Globalização e cultura de massa na construção de uma identidade para os quadrinhos japoneses e brasileiros.

No quarto e ultimo capitulo são apresentadas opiniões de mangakas e estudiosos sobre a grande questão, se existe ou não um mangá genuinamente nacional.

A leitura do livro Mangá Tropical – Um Estudo de Caso é indicada tanto a jovens curiosos, como a estudantes e pesquisadores das historias em quadrinhos, acredito ainda que seja uma ótima opção de estudo para aqueles que admiram os desenhos japoneses e querem entende-los e produzi-los, pois os exemplos de materiais abordados durante a leitura do livro e as pesquisas apresentadas pelo autor com certeza irá inspirar os jovens escritores e desenhistas a produzir um material ainda de maior qualidade aqui no Brasil.

De bônus, ao fim do livro, o leitor ainda é “presenteado” com um conto do autor, intitulado “Irmãs”.

É importante dizer que artistas e estudiosos como Elza Keiko, Alexandre Soares e Alexandre Nagado colaboraram com o autor na conclusão desta obra como pode ser visto já pela capa, com arte de Alexandre Nagado e Helkton Gomes.

O jornalista e escritor Patrick Raymundo de Moraes possui 4 livros próprios e 27 antologias, e seus textos e trabalhos são divulgados com certa regularidade em seu  blog pessoal “Outros Papos”.

O livro esta a venda ao valor de R$: 17,00.

Para pautas, convites, envios e demais contatos: zinebrasil@gmail.com

Você já conferiu? No Canal Zine Brasil, Comentamos a Malassombro, Revista dedicada ao Terror Pernambucano!

► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!  https://goo.gl/SFAFw0

vlog-da-mi-anuncio

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

anuncio-banca-elshaday

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Mangá Tropical – Um Estudo de Caso

  1. Pingback: Informativo Zine Brasil – de 15/08 a 19/08/2011 « Michelle Ramos

Os comentários estão desativados.