Concurso GAG de tiras humorísticas – 2011 – Inscrições Abertas

O concurso GAG de tiras humorísticas, promovido pelo Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e editora Marca de Fantasia, é aberto a todos os artistas gráficos, brasileiros ou não, amadores ou profissionais. O concurso visa estimular a criação e difusão de tiras humorísticas por meio de exposição e edição de catálogo com os melhores trabalhos selecionados.

1. Definição

Tira humorística: história em quadrinhos curta, contada em um ou mais quadros sequenciais, que provoque humor ou riso por meio da ironia ou comicidade. Pode ter conteúdo cartunístico (chiste intemporal) ou assemelhar-se à charge (inspirada em fato político da atualidade), ter personagem fixo ou conteúdo aleatório, traço realista ou caricatural.

2. Os trabalhos

Serão aceitas de seis a dez tiras por série, tendo cada tira a proporção de 1×3 (9x27cm, por exemplo) ou formato aproximado, no sentido horizontal. As tiras podem ser enviadas em cores ou preto e branco. Cada autor ou dupla (roteirista e desenhista) pode enviar mais de uma série.

3. Inscrições

As inscrições serão feitas com arquivos digitais no formato jpeg e resolução de 300 dpi (em torno de 200 kb, cada tira). Os trabalhos serão aceitos até o dia 30 de setembro de 2011 juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail henriquemais@gmail.com .

4. Seleção

A comissão que selecionará as obras será composta pelos cartunistas Marcos Nicolau, Henrique Magalhães e outro membro do PPGC – Programa de Pós- Graduação em Comunicação. A apreciação dos trabalhos ocorrerá no dia 14 de outubro de 2011, com resultado divulgado por e-mail aos contemplados e pela internet no sítio da editora Marca de Fantasia.

5. Exposição e catálogo

A exposição dos trabalhos selecionados e o lançamento do catálogo – a ser editado pela Marca de Fantasia –, serão feitos em data a ser divulgada posteriormente. Os autores concordam em ceder os direitos autorais das obras selecionas para a publicação do catálogo e para a divulgação do concurso no sítio da editora e órgãos de imprensa, inclusive sites na internet.

O catálogo será editado sem fins lucrativos e vendido a preço de custo.

6. Premiação

O primeiro lugar no concurso receberá um exemplar do álbum Os brasileiros, de André Toral, editado pela Conrad Editora, num oferecimento da livraria especializada Comic House, de João Pessoa, Paraíba.A inscrição no Concurso GAG de tiras humorísticas implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

A ficha de inscrição esta disponível no site: www.marcadefantasia.com

2 comentários sobre “Concurso GAG de tiras humorísticas – 2011 – Inscrições Abertas

  1. Pingback: Informativo Zine Brasil – de 22/08 a 26/08/2011 « Michelle Ramos

  2. Pingback: Informativo Zine Brasil – de 15/08 a 19/08/2011 « Michelle Ramos

Os comentários estão desativados.