Com o objetivo de ensinar química de forma simples, objetiva e atraente, uma estudante da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) criou um mangá, história em quadrinhos japonesa, que aborda a disciplina. A união de arte e ciência é um projeto de extensão inédito da paulistana Adriana Yumi Iwata, de 25 anos. Com o nome artístico Yumi Moony, ela buscou inspiração não só nos mangás, mas também nos quadrinhos de Maurício de Souza para roteirizar e desenhar as tramas.
A ideia de criar um fanzine, que é uma publicação independente, começou em 2009 quando ela entrou em química na UFSCar. Ele foi intitulado “Sigma Pi”, e segundo Adriana, tem a proposta de promover a ciência fora da universidade, mostrando que a disciplina está no cotidiano das pessoas. “Achei que seria interessante colocar uma coisa diferente, atrativa e informativa. Mostrar para o público geral que a química não é só uma carinha explodindo as coisas em um laboratório. Ela está em todo lugar”, destacou.
O personagem central do mangá “Sigma Pi” é Branca, uma estudante transferida para um colégio interno, onde todos os alunos são obrigados a frequentar um clube como parte de suas atividades extracurriculares. Ela vai o clube que dá título à obra e passa a frequentar um laboratório de química. As histórias se desenvolvem juntamente com o ensino da química.
No blog do Mangá “Sigma Pi”, é possível ler as edições de um a quatro, já a edição cinco, que ilustra essa matéria ainda esta a venda (48 páginas, R$: 4,00), algumas paginas da edição seis, ainda em produção também podem ser conferidas pelos visitantes, cada fanzine tem de 38 a 43 páginas cada um, não deixe de conferir o blog clicando aqui.
Com informações do G1.
Você precisa fazer login para comentar.