Evento: Troféu P.A.D.A. 2012

A P.A.D.A. – Produtora Artística de Desenhistas Associados – com o objetivo de incentivar o desenvolvimento, a qualidade e o interesse pelas histórias em quadrinhos e artes gráficas em geral promove a entrega do TROFÉU P.A.D.A. DE INCENTIVO AOS QUADRINHOS PERNAMBUCANOS – outrora chamado de Troféu Os Melhores da Prismarte – a fim de premiar os artistas, editores, publicações e veículos que foram considerados os melhores no ano de 2011 (confira a cobertura do evento de 2011 clicando aqui) dentro do estado de Pernambuco escolhidos pelo voto de um júri especial.

Este ano a P.A.D.A. homenageia, através de seu troféu, o centenário de Luiz Gonzaga.

O evento acontecerá no dia 17/08/2012, as 17:00 horas, no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães)

Programação

Palestra: Cenário Gaúcho de quadrinhos nacionais por Lorde Lobo (RS)

Palestra: O papel da Aliança de cultura Pop em Pernambuco por Rafael Oliveira (PE)

Lançamento: Campana 5 por Sandro Marcelo (PE)

Lançamento: Casa do Terror por Sandro Marcelo (PE)

Homenagem: Entrega a Watson Portela do Troféu especial Grande Contribuição aos Quadrinhos Nacionais

Premiação: Entrega dos troféus aos demais vencedores da noite

Noite de autógrafos: Coquetel de lançamento das revistas CAMPANA 5 e CASA DO TERROR.

Lançamentos da noite

Convidados

Watson Portela

Nascido em 18 de outubro de 1950, em Pernambuco, Watson Portela é considerado um dos maiores artistas brasileiros publicando histórias em quadrinhos no Brasil e no exterior. Começou sua carreira em 1971 ilustrando capas e artigos no suplemento infantil “Junior”, do “Diário de Pernambuco”. Em 1974 participa do salão de humor do Canadá e em 1976 produz a Capa do LP e a cenografia do grupo “Quinteto Violado”. Em 1978 muda-se para o Rio de Janeiro e começa a produzir HQs para a editora Vecchi, destacando-se pelo seu trabalho com terror, com o personagem “Chet” e com a primeira de suas obras-primas: “Paralelas”. Em 1980 muda-se para Curitiba e passa a trabalhar para a editora Grafipar produzindo trabalhos como “Xanadu”, “Robô Gigante”, “Supergay” e o faroeste “Rex”. Em 1982 desenha para a editora RGE três edições do faroeste “Colt 45″ que é publicado em revistas na França. Em 1983, volta a Recife e colabora com a Editora Ondas, publicando várias histórias autorais nas 5 edições da revista “Inter Quadrinhos”. Em 1984 volta a São Paulo onde produz trabalhos para a Press editorial. Entre 1987 e 1989 trabalha para a editora abril produzindo dezenas de capas para as revistas de super-heróis da editora como : capitão América, homem-aranha, super-homem e muitos outros. Também desenhou histórias em quadrinhos de personagens como He-man, Jaspion, Gugu, Brave Star e muitos outros. Entre 1990 e 2011, produz material alternativo e independente. Em 2011, após alguns anos afastado do mercado brasileiro, Watson anunciou que estaria desenhando a graphic novel “Cabeça Oca e os Elfos de Terra Ronca”.

Lorde Lobo (RS)

Arte educador e jornalista ilustrador. Nasceu na cidade do Rio Grande / RS em 07 de janeiro de 1973, onde mora até hoje. Em 1992 passou a publicar suas ilustrações, charges, cartuns, tiras e HQs nos mais diversos jornais, revistas e informativos de sua região além de também trabalhar como desenhista free-lancer para agências de propaganda e gráficas. Em 1995, preocupado em obter mais conhecimento, entrou para a faculdade de Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, onde se destacou por ter sido o primeiro acadêmico a defender uma monografia de conclusão de curso sobre histórias em quadrinhos. Durante a faculdade, criou e manteve por mais de um ano um jornal mensal dedicado exclusivamente ao humor gráfico chamado “Chargeta, o jornal das charges”, por onde muitos outros artistas gráficos foram descobertos e puderam se manifestar. Teve seu registro de jornalista-ilustrador homologado pelo Sindicato dos Jornalista do RS no ano de 1999.  De 2001 a 2006, ao lado do quadrinhista Law Tissot, editou a revista independente de histórias quadrinhos “Areia Hostil”, que atingiu um ótimo destaque e boa aceitação entre os apaixonados por esta arte. O título, que foi eleito o Melhor Prozine de 2005, durante o 18º HQ Mix. Atualmente Lorde Lobo tem trabalhado com os seguintes personagens: Topman, Penitente e Lipe.

Sandro Marcelo

Sandro Marcelo Silva de Farias nasceu em 1971, em Pernambuco e é editor, desenhista, roteirista, arte-finalista, letrista, diagramador, apaixonado por RPG, fantasia medieval e por super-heróis. Em 2000, publicou um conto seu no fanzine A Estalagem. No ano seguinte, com o conto “Uma Pequena Aventura na Terra Média” ganhou o Concurso Runas de Daeron, promovido pelo Conselho Branco (uma associação devotada a J. R. R. Tolkien e sua obra). Isso lhe estimulou a produzir quadrinhos e, em novembro de 2003, nasceu o fanzine Campana onde sua primeira HQ foi publicada: Área de Risco. Nessa publicação apresentou as aventuras de Blagster, o Sem-Mundo, personagem criado também em 1991, e que conquistou inesperadamente um grande número de fãs. Em 2004, publicou contos no fanzine Espírito Fixado, de Hugo Tavares. Em 2006 foi convidado a integrar o time que compõe a revista Billy The Kid e Outras Histórias, da editora Opção 2, desenhando e escrevendo HQs do lendário pistoleiro americano, onde, apresentou mais um personagem seu, o agente da Pinkerton Jack McBlagger.  Em 2010 ingressou na P.A.D.A. (Produtora Artística de Desenhistas Associados)  e em 2012 vem lançar o Campana com o selo do grupo.

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira, mais conhecido como “El Loco”, é Consultor de T.I, produtor cultural, sócio da Cênica Produções, do Estúdio Udigrudi e fundador do PernambucoNERD. Também Faz parte da NIPPOP – Associação Brasileira de Cultura POP Japonesa e também da Equipe Banzai – Cultura & Entretenimento. Nas horas vagas: Embora quase nunca existam, gosta de tomar uma com os amigos mais safados que tiver e principalmente com o Comandante Mack. O RPG e os filmes e seriados sempre são a segunda opção.

Contatos

Site oficial do evento: http://www.prismarte.com.br/melhoresPada/

Blog oficial da P.A.D.A.: http://www.prismarte.com.br/pada/

Página oficial da P.A.D.A. no facebook: https://www.facebook.com/groups/147496385362169/?bookmark_t=group

Página oficial do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/469901919704594/

e-mail para contato: Leo.santana.hq@gmail.com

Telefone para contato: 081-8698-2683