Nesta Quarta tem CACHALOTE no CENA HQ BRASIL

Dando continuidade ao projeto Cena HQ Brasil, o Teatro da caixa apresenta neste dia 11 de Julho a leitura de CACHALOTE, uma das mais celebradas graphic novels brasileiras dos últimos tempos, de autoria de Rafael Coutinho e Daniel Galera.

Com patrocínio da Caixa, o projeto Cena HQ Brasil traz leituras mensais ao Teatro da Caixa de 9 Graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. Com curadoria de autores do quadrinista José Aguiar e curadoria de encenadores do dramaturgo Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros  entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. Em março o projeto teve sua abertura com VIGOR MORTIS COMICS, dirigida por Dimis Sores da Cia Bife Seco. Em abril, foi a vez da super premiada ACHADOS E PERDIDOS, dos mineiros Luis Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, com direção de Nina Rosa. Em maio, YURI – QUARTA FEIRA DE CINZAS, de Daniel Og recebeu leitura com a encenação de Paulo Biscaia Filho. No mês massajo foi a vez de receber a presença de Lourenço Mutarelli apresentando seu detetive Diomedes.

Agora é a vez de CACHALOTE, de Daniel Galera e Rafael Coutinho. A direção de cena para a leitura é de Luciana Barone. Em cena estão Paulo Vinicius, Luiz Bertazzo e Airen Wormhoudt.

 Sobre a obra:

São seis histórias, independentes mas aparentemente unidas pelo misterioso navegar de um cachalote, a maior das baleias com dentes. De um lado, um decadente ator chinês suspeito de participar da morte do astro do filme, enquanto um garoto mimado é enviado a Paris para se tornar responsável; de outro, um escultor famoso e controverso, que aceita participar de um filme baseado em sua vida por pura vaidade, enquanto um jovem vendedor de ferragens, adepto da dominação sexual com cordas, se apaixona por uma garota que gosta da mesma perversão; e, por fim, um escritor deprimido que se encontra com a ex-mulher a fim de manter esse vínculo afetivo, enquanto uma velha mulher, grávida e solitária, vaga por sua mansão onde tem encontros oníricos com uma baleia na piscina.

Cachalote é o resultado da costura dessas tramas, graphic novel nacional de Daniel Galera (texto) e Rafael Coutinho (desenhos) publicado pela Companhia das Letras. Fruto de um trabalho de dois anos, a obra traz um rebuscamento visual em preto e branco, além de um roteiro milimetricamente concebido, de forma a não permitir nenhum cruzamento das histórias mas, ao mesmo tempo, fazer acreditar que todas se apoiam sob o mesmo fio invisível.

“Procurei trabalhar o subtexto das tramas de Cachalote como se fossem contos, insinuando os principais conflitos e emoções dos personagens por trás do que está explícito e dando chaves para que o leitor possa acessar essas camadas mais profundas”, conta Daniel Galera. “Muitos aspectos narrativos do livro são análogos ao que busco alcançar quando escrevo prosa.” Apontado como um dos grandes nomes da nova geração de escritores nacionais.

Rafael Coutinho – filho do cartunista Laerte – conheceu Galera em 2007 e, desde então, decidiram trabalhar juntos, fechando uma parceria mesmo sem ter a trama rascunhada.

O primeiro passo foi uma série de textos de Daniel Galera, que inspiraram um roteiro mais técnico, com indicações de distribuição de diálogos pelos quadrinhos. “Ainda que Cachalote seja resultado de uma mistura de ideias e argumentos originais, meus e do Rafa, creio que nas etapas iniciais a minha voz literária se impôs no desenvolvimento das histórias”, conta o escritor.

A leitura de CACHALOTE traz ainda o músico Felipe Ayres para fazer a sonoplastia ao vivo. O roteirista e autor

Daniel Galera estará presente para um bate papo logo após a apresentação da leitura.

Nos próximos meses, o projeto trará outros artistas consagrados como André Diniz, Sandro Lobo entre outros. As direções estarão sob a batuta de grandes nomes do teatro curitibano como Edson Bueno, Sueli Araújo, Marcio Mattana.

———————————————————-

Serviço:

CENA HQ BRASIL APRESENTA

CACHALOTE

De Rafael Coutinho e Daniel Galera

Leitura Cênica com direção de Luciana Barone

Elenco: Luiz Bertazzo, Paulo Vinicius e Airen Wormhoudt.

Participação do músico Felipe Ayres

Onde: CAIXA CULTURAL, Rua Conselheiro Laurindo 280. Informações:  (41) 2118-5111. Ingresso: um livro de quadrinhos ou um livro não didático.

Cena HQ Brasil.

Realização da Vigor Mortis e Quadrinhofilia.

Patrocínio: CAIXA.

11 de Julho

blog: http://cenahqbrasil.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/cenahqbras