Cartunista Edra exonerado da Casa Ziraldo de Cultura, Chargistas repudiam tratamento dado ao cartunista pela Prefeitura de Caratinga.

Recebemos a informação que o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga.

Pelas informações recebidas, foi um ato político da prefeitura que está em campanha e precisa do cargo. Lamento e muito tal informação, pois é um desrespeito a um cartunista que só faz divulgar e engrandecer sua cidade no cenário nacional.

Em repudio a esse acontecimento, chargistas de todo o Brasil se unem em apoio ao cartunista Edra, criando charges para criticar a atitude da Prefeitura de Caratinga, como a charge acima, criada pelo cartunista Bira ao saber do fato.

Artistas que também resolverem fazer o mesmo, devem enviar suas charges para o cartunista Edra pelo e-mail edracartunista@gmail.com, as charges enviadas serão publicadas em jornais de Caratinga nesse domingo.

Abaixo leio a Carta aberta enviada a Prefeitura de Caratinga.

CARTA ABERTA À PREFEITURA DE CARATINGA

Ilmo. Sr. Prefeito
João Bosco Pessine Gonçalves

Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caratinga,
João Roberto Leodoro e demais vereadores

Cidadãos de Caratinga,

Esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade.

Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga.

É inegável a competência de Edra, ao longo de sua atuação na criação e manutenção do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Um dos eventos que coloca a cidade onde Ziraldo nasceu no mapa cultural mundial. Não bastasse isso Edra lutou e idealizou a Casa Ziraldo de Cultura que já construiu uma história e faz parte da vida cultural da cidade com diversos eventos para todas as idades.

Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Caratinga e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Edra foi descartado por uma decisão notadamente política.

Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. A Casa Ziraldo de Cultura não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do local valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem.

Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito, que sempre demonstrou carinho por esse trabalho. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado.

Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse.

Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação em nível nacional.

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB),
JOSÉ ALBERTO LOVETRO (JAL) – presidente
acb.cartoon@yahoo.com.br

INSTITUTO MEMORIAL DE ARTES GRÁFICAS DO BRASIL (IMAG), GUALBERTO COSTA – presidente
hqmix@yahoo.com.br

Um comentário sobre “Cartunista Edra exonerado da Casa Ziraldo de Cultura, Chargistas repudiam tratamento dado ao cartunista pela Prefeitura de Caratinga.

  1. amigo,conheço seu esforço e seu carinho por caratinga……. amigos voce tem. pra este fato de pura politicagem eu falar que .O SEU PASTOR NADA TE FALTARÁS.

    Curtir

Os comentários estão desativados.