2º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop – PE

Segundo informações publicadas no Diário de Pernambuco, no próximo fim de semana, a Universidade Federal de Pernambuco vai reunir os maiores pesquisadores dos quadrinhos no 2º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop (EncontroHQ). O evento acontece em paralelo à Super-Com, a maior convenção de Cultura Pop do Nordeste. O grupo vai se reunir no sábado (28) e domingo (29), das 10h às 20h, no 3º andar do Centro de Convenções da UFPE.

Estão confirmadas as presenças de 82 pesquisadores de todo o país. Na programação, estão inclusas oito mesas-redondas que discutirão temas como a questão do humor, os vínculos sociais das produções, experimentações estéticas na produção dos desenhos, tematização do gênero e da sexualidade nos quadrinhos, jornalismo em quadrinhos e produção de autobiografias nas HQs, além do panorama sobre os atuais estudos acadêmicos sobre os quadrinhos e a cultura pop. Também serão realizados cinco simpósios temáticos sobre história, estética, educação, representações sociais e intersemiose, todos relacionados ao universo da cultura pop e dos quadrinhos.

O 2º Encontro HQ é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa Sociedade Cultura e Comunicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (PPGS), juntamente com o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, em parceria com a Super-Com.

Mais informações no blog do evento

Anúncios