Como foi o Troféu Pada 2012.

Antes mesmo de contar como foi a entrega do Troféu Pada, realizado na ultima sexta feira, dia 17 de Agosto, no Mamam (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães) é importante que se fale um pouco da própria PADA, criada nos Anos 80, a Pada (Produtora Artística de Desenhistas Associados), passou por diversas aventuras na hora de fazer Quadrinhos, passou pelo amadorismo, pela parada assustadora por qual passa a maioria das Revistas independentes com a Prismarte, e pela renovação em seu corpo de membros e colaboradores.

Hoje, apesar das lutas e dificuldades, conta com a grandiosa marca de 56 edições publicadas da Prismarte, entre outros lançamentos recém criados como a recente Graphic Pada, sendo só a Prismarte, uma das mais antigas revistas independentes do Brasil em atividade, e a maior representante dos Quadrinhos de Pernambuco.

Casa Cheia!

Hoje a Pada figura como a maior produtora de Quadrinhos do Estado, mas com um adendo, tem suas portas abertas não apenas ao artista pernambucano, mas ao artista brasileiro, pois suas revistas contam com a participação de vários artistas do país.

E a noite do dia 17 de Agosto, foi mais um degrau alcançado pela PADA entre tantos outros que virão em prol de seu futuro promissor no estado e no Brasil.

Foi muita chuva, chuva e mais chuva, mas não impediu que os Quadrinho Brasileiro brilhasse, de casa cheia, sim, cheia, não havia mais espaço na sala reservada para o evento, boa parte dos membros da própria Pada ficaram em pé para que o público presente tivesse seu assento garantido na premiação.

A apresentação mais uma vez ficou a cargo do José Valcir, que fez as apresentações dos Palestrantes e visitantes presentes, assim como a própria entrega dos troféus; Rafael Oliveira do site Pernambuco Nerd, Palestrou sobre a importância da União e divulgação dos personagens nacionais, através da Aliança Pop, criação de cosplay de personagens nacionais e mais eventos para o estado de Pernambuco, assim como ressaltou a profissionalização dos artistas dos quadrinhos como um objetivo a ser alcançado.

Em seguida tivemos a apresentação do quadrinista e cartunista Lorde Lobo, que palestrou sobre o “Cenário Gaucho de Quadrinhos Nacionais”, falando sobre os personagens, Lipe e Penitente e publicações de seu Estado, onde em determinado momento noticiou com exclusividade o Retorno da Revista Areia Hostil.

Roberto Beltrão e André Balaio do site Recife Assombrado, apresentaram seu site, seus projetos e a recente parceria com a Pada, abrindo mais uma porta para os quadrinhos nacionais, os dois ainda sortearam um livro entre os visitantes.

Sandro Marcelo veio logo em seguida, sua palestra foi na verdade a história de sua Revista, A Campana, um dos lançamentos da noite, ao lado da Revista Casa do Terror. Sandro Marcelofalou das dificuldades enfrentadas para lançar cada edição, a distância entre um lançamento e outro, falou sobre a criação e aventuras do seu personagem Blagster, e de como cada processo serviu para seu amadurecimento como artista dos quadrinhos, fez imensos elogios ao apoio recebido pelo grupo Projeto Continuum e pela roteirista e criadora do Zine Brasil, Michelle Ramos, durante sua caminhada, assim como fizeram Lorde Lobo e vários outros presentes, aos quais agradeço.

Eduardo Schloesser

Luciano Félix

Após a apresentação de Sandro Marcelo, tivemos a entrega do Troféu Pada, onde os premiados da edição (que estavam presentes) receberam seus troféus e fizeram seus agradecimentos, os premiados, Eduardo Schloesser (Melhor Personagem e Melhor Desenhista), Luciano Félix (Melhor Ilustração), Marcelo Schmitz (Melhor Roteirista), Diorge Thomas e Wendell Cavalcanti (Melhor História em Quadrinhos) e o grande Watson Portela (Grande contribuição para os Quadrinhos Nacionais) receberam o novo Troféu Pada, criado por Luciano Félix a partir de uma ideia de Marcelo Schmitz que além de lembrar uma revista em quadrinhos faz uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Leonardo Santana e Watson Portela

Com a exclusão de Marcelo Schmitz (que não pode ir ao evento) e Watson Portela que chegou após a entrega, todos receberam e fizeram seus agradecimentos, Watson chegou depois, ao lado de seu filho Rafael Portela, rerecebendo seu troféu merecidamente, pelas mãos do roteirista Leonardo Santana, durante o pequeno “coquetel” oferecido aos visitantes na área dos estandes de venda de Revistas da Pada e da Ação Magazine.

Como não poderia deixar de ser, fiz questão de conversar com o Watson Portela e fiquei imensamente feliz em ver que estava ciente do meu trabalho com o Zine Brasil, da mesma forma como admiradora da arte do mestre dos quadrinhos, eu não poderia deixar de pegar meu autografo e registrar esse momento para ficar na minha historia, e na historia do ZB, foi um grande momento para todos os presentes, contar com a presença do Watson Portela no Troféu Pada 2012, que também foi homenageado com a criação de uma pequena exposição de ilusrações vindas de vários cantos do Brasil, o mesmo escolheu a do Lancelot (desenhou o personagem Asa Branca, que além de autográfo ganhará um desenho original do Watson.

Michelle Ramos e Lorde Lobo

Da mesma forma foi muito gratificante conversar com o Lorde Lobo, que conheço desde 2005, mas só agora podemos nos falar pessoalmente, o mesmo veio acompanhado de sua linda noiva Bruna Barros, e ambos foram extremamente atenciosos com todos, sendo o mesmo bastante requisitado para autógrafos e fotos.

Nesse momento, muito bate papo, entrevistas, e autógrafos foram realizados, a tietagem então, não se fala, vários artistas de Pernambuco se fizeram presentes, além dos já citados, como: Amaro Braga (professor e roteirista), Téo Pinheiro (quadrinista), Arnaldo Luiz, (Quadrinista e cartunista) José Henrique (Desenhista), o casal Roger Vieira e Érica Ferreira, desenhistas, o casal Glaucia Medeiros e Fabio Rodrigues, (os quais fiz o convite coisa de dois dias antes do evento e foram mesmo em cima), José Braga (quadrinista e ilustrador), Nadja Braga (desenhista), Heitor Silva (desenhista) e Ricardo Marinho (designe de Moda) que foram comigo, também a meu convite. A equipe Bra’s Comics, representada pela Carol Valeriano (roteirista) e Rafael Freitas (desenhista) e o quadrinista e cartunista José Marcio, criador do Capitão Pernambuco, entre familiares dos artistas presentes, da Pada, jovens, crianças e vários outros que eu não saberia listar adequadamente.

Foi extremamente movimentado, o maior de todas as edições com toda a certeza, muitos sorteios, brindes, muita venda de revistas, foi um momento para ficar na historia da Pada, tudo, fruto de um trabalho duro e árduo de todos que fazem a Pada, e seus parceiros entre os quais o Zine Brasil, por meio desta que vos fala, figurou honradamente.

Que mais artistas e admiradores dos Quadrinhos possam abrir os olhos para a importância de eventos como esse em nosso estado e no Brasil, que possamos dar a oportunidade de novas parcerias, deixemos as diferenças de lado, e vamos nos unir em prol daquilo que temos em comum, que é o amor pelos quadrinhos, especialmente pelos quadrinhos brasileiros.

Outros eventos virão, eu estarei lá, e você?

Artistas, visitantes e equipe Pada – foto por Ádria de Souza (Pernambuco Nerd)

Conheça mais do Troféu Pada acessando os endereços eletrônicos abaixo

Site oficial do evento: http://www.prismarte.com.br/melhoresPada/

Blog oficial da P.A.D.A.: http://www.prismarte.com.br/pada/

Página oficial da P.A.D.A. no facebook: https://www.facebook.com/groups/147496385362169/?bookmark_t=group

Página oficial do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/469901919704594/

Observação 1: Essas e outras diversas outras imagens do Troféu Pada 2012 podem ser visualizadas na Fan Page do Zine Brasil no Facebook, clique aqui para acessar!

Observação 2: Fique de olho no Zine Brasil, mais informações do Trofeu Pada 2012 ainda serão publicadas, como alguns videos produzidos na ocasião!

6 comentários sobre “Como foi o Troféu Pada 2012.

  1. Pingback: Trechos da Palestra de Lorde Lobo durante o Troféu Pada 2012 « Zine Brasil

  2. Pingback: Lançando novo Vídeo pelo Zine Brasil « Michelle Ramos

  3. Pingback: Troféu Pada 2012: Trechos da Palestra de Rafael Oliveira « Zine Brasil

  4. Pingback: Trechos da Palestra de Rafael Oliveira no YouTube « Zine Brasil

  5. Pingback: Confira como foi o Troféu Pada « Michelle Ramos

Os comentários estão desativados.