Curtametragem – Compilação de ideias e entrevistas do Blog Os Curtos Filmes” de Rafael Spaca

convite_curtaNo próximo sábado, dia 31 de agosto de 2013, o radialista Rafael Spaca, estará promovendo uma tarde de autógrafos do lançamento de seu primeiro livro: “Curtametragem – Compilação de ideias e entrevistas do Blog Os Curtos Filmes”, onde reúne artigos e entrevistas publicadas em seu blog, no ar desde 2008. Na ocasião, o cartunista Junior Lopes participa do evento, realizando caricaturas.

Sobre o livro “Curtametragem – Compilação de ideias e entrevistas do Blog Os Curtos Filmes” – VIDA LONGA AO CURTA – O cinema nasceu curto, lá em 1895, com os irmãos Lumière. No Brasil, os primeiros filmes foram rodados a partir de 1897 por imigrantes europeus. Nos anos 1920, as histórias longas conquistaram espaço e o cinema ganhou uma importância significativa como entretenimento. A partir daí, o curta passou a ser o que é até hoje: um laboratório para as narrativas breves. Mas nem por isso sua história é abreviada. A cada década, uma produção vibrante, novos festivais e plataformas de exibição. O curta-metragem é uma janela para experimentar, é exercício e aprendizado. O desafio é sintetizar e encontrar um percurso, seja na tela do festival ou na praça, na tevê ou na web. Os filmes de todas as durações são feitos com um objetivo: serem exibidos! Apesar dos percalços, quem persiste numa trajetória de curtas é porque tem um incontrolável amor por essa arte. Alguém já falou e replico: “Só se faz curta com o coração”. (Kátia Klock).

Sobre Rafael Spaca – Formado em Rádio, TV e Multimídia pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-Graduado (Lato Sensu) em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Produtor Cultural. Organizou pelo SESC (Serviço Social do Comércio) diversas mostras de cinema, entre elas: As 70 Almas do Zé do Caixão; Viva Mazzaropi!; Pelé, o 10 no Cinema; Neville D’Almeida – Além Cinema; Hora do Curta; Risos com Oscarito; Momento Curta; Cine Murão e Filmografia. É autor do blog Os Curtos Filmes (http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br), no “ar” desde agosto de 2008. Já colaborou em textos e artigos para Bigorna.net; Revista de Cinema Caipira; Jornal do Cinema – Cineclube Cauim; e Punctum.