Brasileiros lançam HQ sobre Grace O’Malley na Irlanda

Brasileiros lançam a HQ sobre Grace O’Malley na IrlandaGisela Pizzato e Bruno Büll são professores da Ânima Academia de artes, Gisela é ilustradora e ensina Mangá, Bruno é desenhista e professor de Historias em Quadrinhos.

A dupla produziu ainda no Brasil uma graphic novel conta as aventuras da Pirata Grace O’Malley, uma famosa pirata irlandesa,considerada como a maior pirata ocidental de que se tem notícia.

A HQ com titulo original “Gráinne Mhaol”, foi lançada pela editoa Cló Mhaigh Eo em julho deste ano e chama a atenção pela qualidade do material apresentado no site da editora, que ainda conta com a colorização de Lais Bicudo ao lado do Bruno Bull. A edição com 80 páginas esta a venda no site da editora, é só disponível em irlandês.

Grace O’Malley nasceu em uma rica família de pescadores, ela se tornou a pirata mais temida das águas inglesas. Extremamente corajosa, conta-se que deu a luz ao seu primeiro filho, Theobaldo, quando seu navio estava sendo atacado e que, logo após o parto, subiu ao convés para encorajar seus homens à luta.

Envolvida nas disputas entre irlandeses e ingleses pelo domínio da Ilha Esmeralda foi caçada pelo governador inglês da Irlanda, Sir Richard Binghan, que matou um dos seus filhos e convenceu outro a mudar de lado, o que fez com que ela atacasse o próprio filho. Em 1593 ela decidiu ir falar direto com a rainha, assim ela subiu o Rio Tâmisa até Londres, onde se encontrou com a rainha Elizabeth I, num episódio que entrou para o folclore irlandês. Conseguiu permissão da rainha para reconstruir sua frota, que deixou a cargo do seu primeiro filho. Morreu em 1603, aos 70 anos.

queen-elizabethgrace-omalley-county-mayoBrasileiros lançam a HQ sobre Grace O’Malley na Irlanda