Revista “Cidade Verde” traz Batalha do Jenipapo em quadrinhos

A Batalha do Jenipapo foi uma das batalhas mais sangrentas em prol da Independência do Brasil, ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, sendo extremamente decisiva para a Independência e consolidação do território nacional. Baseou-se na luta de piauienses, maranhenses e cearenses, contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.capa_RCV_69

Apesar de ser uma historia esquecida nos livros de historia do Brasil, historiadores e pesquisadores mantém viva a lembrança com iniciativas que valorizem esse feito.

E com esse propósito a Revista Cidade Verde chegou às bancas neste fim de semana com mais uma edição especial do Dia do Piauí. Reportagens destacam a história, o turismo e aspectos econômicos do Estado.

A história é retratada desde os primeiros piauienses, na pré-história, até a versão em quadrinhos da Batalha do Jenipapo, que marcou a independência da então colônia de Portugal. Uma reportagem explica porque 19 de outubro é o Dia do Piauí, mesmo sem ser seu aniversário.

Há ainda uma polêmica envolvendo o hino do Piauí, composto por Da Costa e Silva. A revista explica porque uma sexta estrofe não é cantada oficialmente e até desconhecida de muitos piauienses.

Os números que mostram a evolução e o desenvolvimento do Estado também são destaque, assim como um ensaio fotográfico com os principais pontos turísticos do Piauí.

Sobre o press release.

Anúncios