Exposição apresenta tiras e desenhos do argentino Liniers

macanudismo - exposiçãoOs quadrinhos tomam conta do Museu Nacional dos Correios até o dia 2 de março do próximo ano. Chegou a Brasília nesta quinta-feira (12/12) a exposição “Macanudismo: quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”, que traz cerca de 650 obras entre tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros do artista argentino.

As tirinhas de Liniers retratam situações cômicas do cotidiano e, publicadas originalmente no jornal La Nación, foram replicadas em periódicos de todo o mundo. Para o artista, todos os seus trabalhos devem surpreendê-lo. “Eu preciso que algo nas tiras que eu desenho me pegue de surpresa. Entre todos os elementos, o desenho, o personagem, a ideia, algo tem que ser original, diferente”, conta.

A exposição chega junto com o lançamento no Brasil do sexto livro da série Macanudo. “É um livro pelo qual tenho muito carinho, foi o primeiro que lancei em Buenos Aires pela editora que divido com minha mulher”, diz ele. Desde então a Editorial Común é responsável pelo lançamento da série, que está em sua décima edição na Argentina.

A palavra “macanudo”, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico. A mostra Macanudismo faz um panorama da realidade com fanasia, diversão e melancolia. Na última quarta-feira, Liniers pintou um mural especialmente para a mostra, na entrada do Museu dos Correios. A obra foi feita ao som do compositor Cheba Massolo, que tocou as músicas do álbum Coyazz, cuja capa foi ilustrada pelo artista argentino.

As visitas à exposição são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A mostra, com curadoria de Bebel Abreu, terá também uma programação paralela, com mesas redondas, palestras e exibição do documentário “Liniers el trazo simple de las cosas”, que rerata o cotidiano do quadrinista argentino, o que lhe inspira e o faz criar seus personagens e histórias. A programação completa pode ser consultada no site da exposição.

Fonte: EBC

Anúncios