Fundação Curro Velho oferta curso de história em quadrinhos

A Fundação Curro Velha oferta a partir da próxima segunda-feira (27) curso sobre metodologia de produção e ensino de história em quadrinhos (HQ’s), em Belém. A atividade é voltada para quadrinhistas, universitários de artes visuais e amantes dessa arte. O curso ocorrerá até o dia 29, das 9h às 12h.  São ofertadas 20 vagas para jovens a partir de 16 anos.130305_-_oficina_tiras_em_quadrinho_-_fotos_fabrizio_rodriguez_1

Vamos discutir sobre o enquadramento, balão de fala e diagramação da página”, explica o técnico em gestão cultural em artes visuais do Curro Velho, Gil Vieira Costa, que será um dos instrutores. O professor usa as HQs como professor de artes na rede pública de ensino. Ele também ministrou a disciplina Laboratório de Narrativas Gráficas para o curso de licenciatura em artes visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA), no polo de Capanema.

“Queremos fazer com que o aluno e o instrutor possam se debruçar sobre várias linguagens, várias temáticas, para que a HQ seja realmente um veículo de expressão para esses alunos. Hoje o quadrinho é usado no jornalismo, cartuns de humor, como biografia, para contar histórias e até expressar filosofia”, pontua o técnico em gestão cultural.

Um dos pré-requisitos é a experiência com quadrinhos. “ Esperamos pessoas iniciadas, que já produzem quadrinhos, e um aluno que esteja iniciando na área e possa se capacitar para ministrar uma oficina de história em quadrinhos aqui no Curro Velho”, complementa.

Revista
Uma das propostas da capacitação é a retomada da revista “Pontapé”, uma revista de quadrinhos com os resultados das oficinas ministradas na Fundação Curro Velho, como explica Andrei Miralha, que também ministra a capacitação e é responsável pelo Laboratório de Animação.

“Queremos retomar o projeto da revista em quadrinhos, que lançamos em 2005. A ‘Pontapé’ reunia o trabalho dos alunos e os resultados das oficinas do Curro Velho. O objetivo de criar a revista é fortalecer os alunos que querem desenvolver o quadrinho, desenvolver narrativas gráficas por meio dos quadrinhos. É um momento em que a gente pode ampliar a produção de quadrinhos na cidade”, diz.

Serviço
Curso de História em Quadrinhos (HQ’s) ocorre de segunda-feira (27) até a próxima quarta-feira (29), na Fundação Curro Velho, que fica localizada na Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 (no fim da Travessa Djalma Dutra). Informações: 3184-9113 ou 8895-1334.

Visto no G1.

Anúncios