Morre aos 69 anos, Antônio Cedraz, o criador da Turma do Xaxado.

Faleceu na manhã dessa quinta feira, o Quadrinista e ilustrador Antônio Cedraz, o criador da Turma do Xaxado, o artista faleceu às 6h30min, aos 69 anos de idade, após uma luta constante contra um câncer de intestino. No dia 3 de Setembro o mesmo foi internado em estado grave, mas terminou falecendo.

Cedraz deixa um legado inestimável para a HQ Nacional, e representa uma perda enorme no meio, criador de uma das turminhas mais conhecidas do Brasil, a Turma do Xaxado, o autor nasceu numa fazenda no município de Miguel calmon, na Bahia, formado em Magistério, trabalhava como professor primário, e na cidade de Jacobina exercendo esta profissão, teve seus primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.

Antonio CedrazEm 1998 teve a ideia de criar a Turma do Xaxado, personagens com os pés fincados no chão de nosso Brasil, retratando com suas aventuras e experiências infantis a dura realidade do Nordeste Brasileiro, a descriminação racial e nossos costumes e lendas tão admirados em todo o mundo. Sendo cada um de seus personagens, um retrato fiel do povo Brasileiro.

Recentemente em Fevereiro desse ano o autor foi homenageado em Salvador durante a Exposição “Mestres dos Quadrinhos”, recebendo as homenagens das mais diversas por parte de artistas do Brasil.

Em julho desse mesmo ano foi escolhido como o grande homenageado do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos em 2015, uma atitude elogiada e até cobrada por muitos no período da divulgação.

Ao entrevistá-lo em 2007 para o Zine Brasil, cheguei a dizer que o artista demonstrava três características muito raras de se encontrar num único quadrinista brasileiro, humildade, paciência e profissionalismo. E reafirmo essa posição. Cada contato com ele sempre foi precedido dessas três características.

Ainda nessa mesma entrevista o autor chega a dizer que “O Xaxado é meu sonho maior”. E ainda que não importasse as dificuldades, não pensava em desistir, e esse era seu estimulo “O sonho de vencer. Se eu desistir vou ter a sensação de derrota.

A busca pelo crescimento e profissionalismo era a sua máxima, inclusive em sua dica para os iniciantes a quadrinistas “Minha dica maior é se profissional. Mostrar o melhor trabalho que puder fazer. Estudar desenho e ler bastante. E, de preferência, nunca desistir”.

Esse artista que sempre agiu como “gente como a gente” tinha em seu currículo seis prêmios HQMIX, a principal premiação dos quadrinhos brasileiros e foi consagrado com o título de Mestre do Quadrinhos Nacional, categoria do Prêmio Angelo Agostini, concedido pela Associação dos quadrinistas e caricaturistas de São Paulo.

Segundo informações vistas na Fundação Pedro Calmon SecultBa, o sepultamento do autor será ainda nesta quinta, no cemitério Jardim da Saudade, na Bahia.

cedraz-mestre dos quadrinhosRegistro aqui meu pesar pela perda dessa pessoa incrível que tive o prazer de conhecer.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios

2 comentários sobre “Morre aos 69 anos, Antônio Cedraz, o criador da Turma do Xaxado.

Os comentários estão desativados.