Cena HQ apresenta EL HIPNOTIZADOR, obra inédita no Brasil, em Curitiba.

O projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia e com patrocínio da CAIXA, e recentemente premiado com o Troféu HQMIX na categoria Produção para outras linguagens, apresenta nesta quarta dia 08  sua nova leitura: “EL HIPNOTIZADOR” , obra inédita no Brasil da dupla de quadrinistas argentinos  PABLO DE SANTIS e JUAN SANZA VALIENTE, que estará presente para um bate papo depois da apresentação. A leitura cênica acontecerá no Teatro da Caixa Cultural nesta quarta, dia 08 de OUTUBRO e terá a direção de MARCELO MUNHOZ.

Sobre a obra

cenaHQO Hipnotizador com roteiro de Pablo De Santis e desenhos de Juan Saenz Valiente, foi originalmente serializada na revista Fierro desde 2010, e depois foi transformada em formato de álbum pela editora Casterman (França) e no mesmo ano pela Editorial Sudamericana (Argentina). Esta HQ marca o retorno do magnífico escritor argentino Pablo De Santis a roteiros de quadrinhos.

Mr. Salinero e administrador por anos do antigo Hotel “The Violet” conta com espanto e cumplicidade eventos únicos de um convidado misteriosamente peculiar solitário e retraído: Sr. Arenas, especialista em hipnose, que deixou sua profissão de médico para se dedicar ao hipnotismo.

Através de indução hipnótica sugestiva em pacientes, Arenas inicia uma busca para recuperar memórias traumáticas, mergulhando nos labirintos complexos e sangrentos da memória. A história segue a forma de um thriller policial enigmático e escuro somado a uma aventura paranormal.

Arenas está preso em uma insônia desumana. Anseia pela clemência benigna de um sono reparador e se lembra com desespero resignado uma sombria e desconsolante história sentimental: a origem fatídica de sua tristeza melancólica que o acompanha. O coração intrincado da trama é um triângulo fatal de paixão e vingança, culminando em um duelo mortal de hipnotizadores.

A obra traz uma única fusão de gêneros: O conto fantástico e história policial. Arenas sempre se mostra fleumático, imperturbável em um universo urbano incomum, Buenos Aires na fronteira com o irreal, onde o ocultismo está entre o extraordinário e o ilusório, com paisagens deslumbrantes e imagens oníricas povoadas por personagens fascinantes.

O trabalho de Juan Sanz Valiente conhecido por seu requintado desenho de tratamento elaborado, cheio de expressão excêntrica com um toque delicado de humor, traz a improvável recriação de um ambiente que mescla o real e o fantástico que emolduram Buenos Aires com incrível verossimilhança.

Pablo De Santis, apareceu na década de oitenta da revista Fierro como o mais promissor da sua geração de artistas, antes de tornar-se um renomado romancista. Seu trabalho é marcado por uma magnífica escrita materializada nos diálogos precisos e descrições elaboradas, além de uma concepção engenhosa da história que mostra sua maturidade artística.


Sobre o projeto:

O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. A primeira ideia que lhe veio a mente foi buscar um autor que dialogasse com a linguagem da Vigor Mortis. O diretor resolveu então encenar uma leitura de Folheteen do quadrinhista José Aguiar, com quem depois escreveu Vigor Mortis Comics. O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos foi tão interessante que Biscaia e Aguiar resolveram ampliar isso para um projeto de diversas leituras. Em 2012 o projeto tomou corpo e apresentou mensalmente nove leituras entre março e novembro. Em 2013, o projeto passou a trazer autores estrangeiros e agora o Cena HQ está em sua terceira temporada de sucesso.

Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.

Serviço:
CENA HQ APRESENTA
EL HIPNOTIZADOR de Juan Sanz valiente. Com a presença do Autor
Leitura Cênica com direção de MARCELO MUNHNHOZ.Onde: CAIXA CULTURAL, Rua Conselheiro Laurindo 280. Informações: (41) 2118-5111.
QUANDO: 08 DE OUTUBRO, 20:00.
RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DAS 19:00 DO DIA DA APRESENTAÇÃO.
Cena HQ Brasil.
Realização da Vigor Mortis e Quadrinhofilia.
Patrocínio: CAIXA.

Entrada FRANCA

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios