Biblioteca Arthur Vianna promove oficina de quadrinho digital no Pará

Começa nesta quarta-feira, 15, a oficina de Quadrinho Digital com Rosinaldo Pinheiro, criador da Turma do Açaí, quadrinhos que retratam a cultura paraense e que ganharam repercussão no Facebook. A atividade integra a programação do mês de outubro da Biblioteca Pública Arthur Vianna e é aberta ao público. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em desenho. A oficina será ministrada das 9h30 às 10h30, até o dia 17 (sexta-feira), na Seção Infantil (2º andar do Centur).

turmadoacai-RosinaldoNa oficina, Rosinaldo vai mostrar o processo de produção do quadrinho digital, utilizando arquivos virtuais para divulgar a tradicional arte sequencial gráfica. Segundo o instrutor do curso, o quadrinho digital pode ser produzido de duas diferentes maneiras: partindo de uma base física ou de uma base virtual. “Há dois processo de produção da arte digital. O primeiro compreende a confecção dos quadrinhos no papel, que depois são digitalizados com o auxílio de um scanner e coloridos por meio de softwares específicos. A outra forma é desenhando os quadrinhos no software e colorindo-os digitalmente”, explica.

Rosinaldo considera que existem muitos quadrinhistas com talento em Belém, mas pouco material ainda é divulgado nas redes. A oficina seria um meio para reunir esses artistas. “Espero que através dessa oficina consigamos formar um grupo sobre o tema. Estamos em plena digital, com tantas mídias disponíveis, como os blogs e as redes sociais. Temos que aproveitar isso, afinal é uma maneira do artista divulgar seu trabalho”, comenta.

turma do açai

Criador da “Turma do Açaí”, história em quadrinhos com temáticas paraenses que são divulgadas na internet, Rosinaldo iniciou na produção das artes gráficas em 1998. As publicações do grupo podem ser conferidas na página www.facebook.com/aturmadoacai.

Serviço: Oficina de Quadrinho Digital, com Rosinaldo Pinheiro. De 15 a 17 de outubro, das 9h30 às 10h30, na Seção Infantil (2º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna – Centur), com participação livre e gratuita.

Conforme informações da Agência Pará.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios