Elegante e despretensiosa, revista “Hobliqua” publica de ensaios a histórias em quadrinhos

revista_HoblicuaNão se trata de uma publicação acadêmica, tampouco de um material segmentado de literatura “aristocrata”. Lançada no mês passado, a revista Hobliqua é, simples assim, “uma revista para leitores”, como definem os próprios editores, os piauienses Douglas Machado e João Marcello de Macêdo Claudino.

A ideia é publicar conteúdos que não tenham ligação com alguma data ou período comemorativo, mas textos que sejam alheios ao tempo e ao espaço, desde ensaios sobre obras complexas até histórias em quadrinhos.

Na primeira edição, que teve lançamento no festival Litercultura, em Curitiba, e na 60.ª Feira do Livro de Porto Alegre, a revista faz jus à proposta de publicar aquilo que é legal, simpático e prazeroso para quem gosta de ler. Chega até a ter alguma sofisticação – despretensiosa, certamente.

Com conteúdo bem definido, a produção (pelo menos a pioneira) traz leitura para todos os gostos: poemas, ensaios, contos. A elegância fica por conta da entrevista com Luiz Antonio de Assis Brasil, coordenador da Oficina de Criação Literária da PUC-RS (uma das mais importantes do país) e um dos principais ficcionistas brasileiros de sua geração .

Wilson Martins (1921-2010), renomado crítico literário e que teve parte de seu trabalho publicado em coluna na Gazeta do Povo, também deixa sua contribuição. Dele, a revista traz um texto reflexivo sobre Euclides da Cunha.

A julgar pelo pontapé inicial, que deu um peso satisfatório para autores e obras tupiniquins, a revista tem muito para agradar leitores Brasil afora, independentemente de bagagens referenciais. A previsão é de que a publicação saia duas vezes por ano.

Onde encontrar?

A edição número 1 da Hoblicua pode ser adquirida pelo e-mail: compra@hoblicua.com.br. A equipe da revista também aceita textos, que podem ser enviados para o endereço: editores@hoblicua.com.br.

Visto no Gazeta do Povo.

A revista também pode ser encontrada em Curitiba nas Livrarias Curitiba, na Livraria Arte e Letra e na Livraria do Chaim.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios