Ver TV debate a indústria dos super heróis na TV brasileira

Personagens super poderosos transmitem hábitos, valores, ideologia; mas ainda são raros os super heróis nacionais que aparecem na TV.

A passagem dos super heróis dos quadrinhos para a TV tem sido comum, especialmente nos Estados Unidos. Uma indústria foi montada para a produção e a exportação desses personagens e suas histórias fantásticas.

Professor da faculdade de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás, Nildo Viana é autor de Heróis e Super Heróis no mundo dos quadrinhos e Quadrinhos e Crítica Social. “Produzir ciência, sociologia e vários outros elementos autônomos brasileiros com originalidade e criatividade é algo que é um grande obstáculo quando a cultura é subordinada”, opina Viana.

O autor de telenovelas Tiago Santiago, roteirista da novela Os Mutantes – Caminhos do Coração (exibida pela TV Record), vê “uma possibilidade muito grande de que esse tipo de figura, de super herói, ainda venha acontecer na nossa televisão brasileira, com força agora no século vinte e um.”

Diretor de conteúdo da Camucada Coletivo e editor do site Popground, André Morelli assina o livro Super Heróis no cinema e nos longa-metragens de TV. Para Morelli, “muito do que a gente consome culturalmente hoje em dia tem a ver com essa questão de Hollywood ter colonizado o mundo nesse sentido. Os heróis hollywoodianos meio que impõem o modo de vida americano para as pessoas, para todo mundo que não é americano.”

Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

O programa será exibido nacionalmente no dia 23 de Janeiro, às 20h. Saiba mais clicando aqui.

O Vert TV, da TV Brasil vai ar toda sexta, 20h, com reprises às quartas, 0h30.

Sobre o Press Release.

Anúncios