A Samurai – uma graphic novel para quem gosta de mulheres fortes e decididas

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpgImagine-se no Japão, meados do período Edo. Você é uma menina que, ainda muito pequena, foi vendida para o okiya (casa das gueixas) para ser doutrinada como um delas. Seu grande sonho é livrar-se dessa condição e conhecer sua família. O que você faz? Treina para se tornar uma samurai, claro!

Essa é a premissa da graphic novel A Samurai, que precisa da sua ajuda para ser viabilizada. O projeto está no Catarse e conta com a participação de 8 talentosos quadrinistas da atualidade. O roteiro é de Mylle Silva e promete agradar não só os fãs de cultura japonesa, mas também todos que gostam de personagens femininas fortes e cheias de personalidade.a samurai

Já a lista de artistas participantes é de tirar o fôlego. A direção de arte do projeto e o primeiro capítulo do projeto estão nas mãos de Yoshi Itice (estúdio Manjericcão). Os demais quadrinistas são Vencys Lao, Guilherme Match, Mika Takahashi, Bianca Pinheiro, Herbert Berbert, Leonardo Maciel e Gustavo Borges. Todos os artistas foram selecionados pela própria roteirista, que também coordena o projeto.

A proposta gráfica da HQ também é um pouco diferente. A história será dividida em oito capítulos, cada qual com uma cor predominante. Ou seja, a missão de cada artista será ilustrar e transmitir ao leitor o sentimento do capítulo com a cor que lhe for dada.

A campanha, iniciada dia 10 de abril, já atingiu 1/4 da meta até o momento e vai até dia 08 de junho. Dentre as recompensas, é possível escolher o livro impresso, trabalhos originais de artistas participantes, o livro de contos da roteirista – totalmente encadernado à mão por ela -, além de botons, cadernos, mouse pads, canecas e demais brindes. É possível, inclusive, ser uma gueixa ou um samurai dentro da história!

Curiosidades

Existem muitos mistérios durante a elaboração de um roteiro. Alguns dizem que os personagens têm vida própria e fazem suas escolhas. E algo assim aconteceu com A Samurai. Mylle conta que essa graphic novel é uma homenagem ao seu saudoso amigo Claudio Seto. Para quem não sabe, Seto foi o primeiro quadrinista a publicar mangá no Brasil – muito antes do gênero virar febre no país. Um dos títulos mais famosos do artista, publicado de 1967 a 1973 pela editora Edrel, chama-se O Samurai. “Simplesmente aconteceu”, ela conta, “quando percebi havia escrito um roteiro em homenagem ao Seto, com quem tive a oportunidade de conviver de 2006 a 2008”.

Sinopse

Japão, meados do período Edo. O país era governado pelos daimyos (senhores feudais) que eram defendidos por fiéis samurais. Nesse contexto, as mulheres eram seres submissos que aceitavam serem tratadas como inferiores sem poder questionar. Exceto Michiko. Ainda recém-nascida, ela foi deixada no okiya, a casa das gueixas, para ser doutrinada como uma delas, mas, mesmo parecendo ter aceitado sua condição, ela alimenta o desejo de encontrar sua família e viver uma vida normal. Para tanto, Michiko decide mudar o seu destino e se torna uma samurai que não mede esforços para atingir seus objetivos e lutará até o fim para realizar os seus sonhos.

a samurai1

Como funciona o Catarse?

Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo que já viabilizou vários projetos culturais em todo o Brasil. Nele ficam hospedados vários trabalhos em busca de captação de recursos, mas o diferencial é que o grande investidor é o público. Para contribuir, basta escolher uma das recompensas e realizar o pagamento. Se o projeto for financiado, você o receberá dentro do prazo dado pelo realizador – que, no caso, é novembro de 2015. No entanto, caso o projeto não seja financiado, o valor investido é devolvido integralmente ao apoiador, simples assim.

Link da campanha – https://www.catarse.me/pt/asamurai

Link com a lista de artistas (e links para seus trabalhos) – http://www.manjericcao.com.br/hq-a-samurai-artistas-participantes

Fanpage do estúdio – https://www.facebook.com/manjericcao

Sobre o Press Release.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!
Anúncios