Lançamento: Fazendo cinema na escola

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpglivro-fazendo-cinemaO livro Fazendo cinema na escola – Arte audiovisual dentro e fora da sala de aula (Summus Editorial), de Alex Moletta, é a sequência de Criação de Curta-metragem em Vídeo Digital. Foi depois de ter lançado a primeira obra que Alex percebeu a necessidade de continuar a escrever sobre o assunto.  “Escolas e instituições me procuravam para falar mais sobre criação audiovisual com jovens alunos. Em 2012, fui convidado para participar do projeto Cinearte, um festival de curtas realizado somente por alunos e professores de escolas públicas da região de Itaquaquecetuba e o exemplo deste projeto e a atuação de alunos e professores me motivou a escrever o livro”, revela.

Fazendo cinema na escola – Arte audiovisual dentro e fora da sala de aula apresenta experiências que o autor teve ministrando oficinas audiovisuais a alunos de escolas públicas e privadas. O intuito é propor maneiras de trabalhar a criação e produção audiovisual no âmbito escolar. “O tema é novo e muito amplo. Ele deve ser analisado, pensado e discutido de forma prática e metodológica, mas já vem sendo praticado por educadores em todo o Brasil”, complementa o autor.

A obra é uma ficção focada nos fundamentos audiovisuais e trabalha os conceitos de linguagem de forma lúdica para os que nunca tiveram experiência de criação audiovisual. Ao produzir o livro, Alex decidiu que deveria indicar a possibilidade de se criar e produzir vídeos utilizando somente softwares disponíveis na internet. Além disso, o autor priorizou que não fosse uma leitura técnica sobre o assunto. “Decidi contar uma história de ficção sobre seis alunos, orientados por um professor, que estão criando e produzindo um primeiro curta-metragem na escola para a mostra de artes do final do ano. Os erros e acertos desses alunos servem de exemplos para a teoria, à técnica de linguagem e prática audiovisual. Esses alunos, no decorrer do livro, vão aprendendo imersos no processo de criação audiovisual”, explica.

Questionado se está recebendo algum retorno de educadores, Alex Moletta conta que professores o procuraram para contar e mostrar o que estão fazendo com seus alunos em sala de aula e como o livro os indicou caminhos a serem seguidos. “Conheci professores que fazem um belo trabalho e isso é muito gratificante. As redes sociais ajudam e permitem que esses contatos se realizem e favoreçam a troca de experiências”.

A obra tem 128 páginas, e custa R$ 39,80. Para saber outras informações sobre o livro, acesse o site da Summus Editorial.

Com Informações do Tela Brasil.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!
Anúncios