Agosto das Letras: 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos – Governo da Paraíba promove evento de incentivo à literatura

O mês de agosto será dedicado à literatura na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). No período de 14 a 21, será realizado o projeto Agosto das Letras, com oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas-redondas, entre outras atividades de interação com público, escritores e editoras, voltadas aos variados segmentos da área.

Três atividades principais formam o Agosto das Letras: o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos – Quadrinhos Intuados (de 14 a 16); a Semana Literária (17 a 21) e o Seminário de Bibliotecas Públicas Escolares (de 20 e 21 de agosto). Todas as atividades têm entrada gratuita. O Agosto das Letras é uma das ações que integram o projeto que intensifica a ocupação dos equipamentos do Espaço Cultural.capa-literatura

De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário. “Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”, afirmou.

Quadrinhos Intuados – O Agosto das Letras inicia no dia 14 com o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos – Quadrinhos Intuados. A abertura do encontro ocorre às 19h com a reinauguração da Gibiteca Henfil, instalada no box 14 da Praça do Povo. Na mesma noite, haverá outro marcante evento para os admiradores dos quadrinhos: o relançamento do primeiro HQ feito no Nordeste, “As Aventuras do Flama”, de autoria de Deodato Borges. O quadrinista Mike Deodato, filho do autor do Flama, de quem herdou o talento que o faz conhecido no mundo inteiro, vai autografar os quadrinhos do pai.

A programação conta ainda com o lançamento do HQ “Maria: Quarentona, mas com tudo em cima”, de Henrique Magalhães, que como o título já sugere, celebra os 40 anos da personagem bem-humorada Maria. Nos dias 15 e 16, o público consome uma programação intensa formada por oficinas, palestras, mesas redondas e Feira de Quadrinhos Independentes. Duas oficinas serão oferecidas: Quadrinhos Autorais, ministrada pela quadrinista Sirlanney, e o minicurso de autor, conduzido por Themis Lima e Aureliano Medeiros. As inscrições das oficinas custam R$ 20. Para participar da feira também é necessário se inscrever e pagar uma taxa de R$ 50. A programação completa e os formulários de inscrição estão disponíveis no site agostodasletras.tumblr.com.

Semana Literária – De 17 a 21 de agosto, as atividades são intensificadas na Semana Literária. No dia 17, às 19h, a Feira de Livros é aberta com performance da atriz Suzy Lopes. Em seguida, há o lançamento dos Livros: “Palimpsexto: uma pauta aberta; Vou por aí”, de Hidelberto Barbosa Filho; “Paraíba por si mesma”, de José Octávio de A. Mello; “Documentário: Horácio de Almeida por Alex Santos”. Na mesma noite, no mezanino 2, ocorre a primeira aula da oficina “Som e Imagem na Poesia: Como Impactar com Palavras”, ministrada pelo escritor Frederico Barbosa. Nos dias seguintes, a programação segue com a continuidade de oficinas e palestras.

O escritor José Lins do Rego será exaltado no evento com a realização de bate-papo sobre ele, o “Conversando sobre Zé Lins”, que ocorre de terça a sexta-feira, às 9h, no Museu que leva o nome do autor. Outro destaque da programação é a reabertura do Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, na terça-feira (18), às 15h. A criançada vai poder ouvir as histórias da contadora Manu Coutinho em um local dedicado aos pequenos.

Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares – Nos dias 20 e 21 de agosto será realizado o Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares, que discute a ação desses equipamentos culturais no Estado. A abertura ocorre no auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, no dia 20, às 19h, com o lançamento do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado da Paraíba, formatado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Paraíba. Autoridades da educação e cultura do Estado participam do evento. Em seguida, às 20h, o escritor Frederico Barbosa profere palestra com o tema ”Por que ler? E como bibliotecas podem estimular a leitura”.

Na sexta-feira (21), duas mesas de discussão ocorrem dentro da programação. A primeira, às 14h, discute a atuação das Bibliotecas Públicas na Paraíba. A segunda ocorre às 18h e discute a lei federal 12.244/10, que determina que todas as escolas públicas tenham, até 2020, bibliotecas e um profissional bibliotecário trabalhando no local, em substituição às salas de leitura. Os participantes vão conversar sobre o tema e propor caminhos para tornar possível a aplicação da lei nas escolas da Paraíba.

Com informações do PB Agora.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios