Abertas as inscrições para os cursos Quadrinhos, Linguagem e História, em MG.

Estão abertas as inscrições para os cursos Quadrinhos, Linguagem e História, ministrado pelo professor da Faculdade de Educação (FaE) Márcio dos Santos Rodrigues, em parceria com o Grupo de Estudos e Trabalho em História e Linguagem da UFMG, e Ditadura na Tela, realizado pelo Núcleo de História Oral da Fafich.

curso-hq-mg

As duas formações estão entre os seis cursos de extensão de curta duração ofertados pela Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, que administra o Palácio das Artes.

A primeira formação visa promover a compreensão da linguagem das histórias em quadrinhos como resultado de práticas elaboradas em determinados contextos históricos, e não apenas como suporte de ideias e valores. Além de enfatizar diferentes tradições quadrinísticas, os cursos têm também o objetivo de propor discussões acerca dos pressupostos teórico-metodológicos para a utilização dos quadrinhos como fonte, a fim de ampliar o universo da pesquisa e da construção do conhecimento histórico no contexto escolar.

Seu principal público-alvo são professores do ensino fundamental e médio. O curso será realizado de 2 de setembro a 18 de novembro, às quartas-feiras, das 19h às 21h40. São oferecidas 40 vagas, para 30 horas-aula. As inscrições seguem até 25 de agosto.

Ditadura em sala de aula
O curso Ditadura na Tela, por sua vez, tem o propósito de analisar conceitos de memória, narrativa, imaginário e identidade e de debater as possibilidades de trabalhar a temática da ditadura na sala de aula por meio do cinema-documentário e das discussões sobre a história oral.

Graduandos em licenciatura e professores da rede pública e particular constituem o público almejado. O curso será realizado de 4 de setembro a 9 de outubro, às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. São oferecidas 40 vagas, com carga de 18 horas-aula. O período de inscrições termina em 27 de agosto.

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo e-mail extensao@fcs.mg.gov.br. É necessário informar o nome do curso, nome completo do interessado, número do documento de identidade, telefone, e-mail e área de atuação. O interessado também deve enviar breve texto manifestando o interesse pelo curso e currículo resumido com até 400 caracteres.

O resultado da seleção será publicado no site da Fundação com pelo menos três dias de antecedência do início de cada curso.

Certificados serão emitidos para participantes que tiverem 75% de frequência, no mínimo.

Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones 3236-7322 e 3236-7389.

Segundo informações da UFMG.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios