Lançamento: História de Manaus contada em Quadrinhos

O escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Márcio Souza, lançou a revista em quadrinhos “História de Manaus”, durante o Teatro Gourmet, no Centro de Manaus.

Música, teatro e dança também fizeram parte da programação do evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

manaus em HQ-divulgação

A revista integra o projeto do Concultura “Manaus em Debate”, realizado nas escolas de Manaus. “Nesse projeto nós discutimos a cidade e fazemos as pessoas observarem o que está ocorrendo ao redor. Conhecer a nossa história é fundamental nesse processo, por isso a revista”, disse Márcio Souza.

Com 32 páginas, a revista utiliza a linguagem dos quadrinhos, com diálogos mais informais, para contar os principais momentos históricos da cidade de Manaus, desde o período de Marquês de Pombal até os primeiros momentos da carreira do professor e político Gilberto Mestrinho, ainda na década de 50. Movimentos e personalidades culturais, como o Clube da Madrugada, o maestro Cláudio Santoro e o cineasta Silvino Santos também são ressaltados na obra.manaus-interna5

O roteiro, assinado por Evaldo Vasconcelos, é baseado nas obras da escritora e historiadora Etelvina Garcia, entre elas “Manaus, Referências da História” e “O Amazonas em Três Momentos”. As ilustrações, impressas em preto e branco, foram desenhadas por Sarah Farias. A tiragem é de dois mil exemplares. manaus-interna4

A programação do Teatro Gourmet também contou com outras atrações culturais, entre elas a apresentação teatral “Brincadeiras”, da Cia. de Teatro Metamorfose, a banda Alaídenegão, a cantora Lucinha Cabral e o espetáculo “Floresta Multi Espacial”, dirigido por Isabelle Sabrié. Nas artes plásticas, o destaque foi a exposição dedicada a Thiago de Mello, dentro do Paço da Liberdade.

O evento

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM), em parceria com a Manauscult, participou de um  evento gastronômico ao ar livre, no Centro de Manaus.

A obra já conta com página no Facebook, confira clicando aqui.

*Com informações da assessoria de imprensa e do site A Crítica.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios