Biblioteca Thales realizará oficina de Histórias em Quadrinhos em livros de pano

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpgBiblioteca Thales realizará oficina de Histórias em Quadrinhos em livros de panoSe já é divertido ler histórias em quadrinhos imagina poder fazer uma?  Pois crianças e adolescentes terão a chance de usar da criatividade e imaginação para produzir suas próprias histórias, em livros de pano, durante a oficina gratuita de Artes em Histórias em Quadrinhos, que a Biblioteca Thales de Azevedo – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – realizará de quinta-feira (28) a sábado (30), data em que se comemora o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Na quinta e sexta, a oficina acontecerá tanto pela manhã quanto pela tarde, às 10h e 15h; enquanto que no sábado, os participantes só contarão com a atividade pela manhã, às 10h.

Curiosidades – Conhecida como a 9ª arte, as histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século XIX. Antes de se apresentarem em tiras, as historias assumiram a forma de charges e caricaturas. Foi no dia 30 de janeiro de 1869 que o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira com “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”.

Com o passar do tempo os gibis foram cada vez mais caindo no gosto popular. A Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, em 1959, é a maior referência da arte no país. Outro desenhista que ajudou a difundir histórias em quadrinhos foi Ziraldo, pai do Menino Maluquinho e de mais dezenas de personagens.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 450 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Com Informações do Governo do Estado da Bahia.

Anúncios