Projeto propõe quadrinhos para combater o Aedes

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpgMOSQUITO EM hq-CHAMA O SAMUAlunos do segundo ano do curso de Design da UEL apresentaram, nesta segunda-feira (15), na Sala dos Conselhos, seus trabalhos dentro do projeto de extensão “História em Quadrinhos como ferramenta ao Design da Informação”, uma parceria com a Autarquia Municipal de Saúde e a diretoria de serviços gráficos da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) da UEL. Foram produzidas quatro revistas de oito páginas, em formato 15×21 cm, que buscam conscientizar e sensibilizar a população sobre a dengue, e informar sobre o funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A professora Paula Napo observa que o potencial de assimilação das informações veiculadas pelas HQ é enorme, porque as revistas unem imagem e texto e, assim, transmitem informações com mais eficiência – que é um dos objetivos do Design de Informação. Para a diretora da Gráfica da UEL, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, trata-se de um material de qualidade e uma parceria importante. Ela lembrou ainda da participação do professor João Zequi (Departamento de Biologia Animal e Vegetal), que vai fazer uma revisão técnica das revistas.

A assessora da Autarquia Municipal de Saúde, Marina Chenso, elogiou os alunos e a iniciativa, acrescentando que a comunidade só tem a ganhar sempre que a Universidade se aproxima dela. Ela avalia que o formato do material – histórias em quadrinhos – pode causar forte impacto diferentes de que outras ferramentas utilizadas.

Neste ponto, o material agradou: as histórias abordam, entre outros pontos, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, sujeira, lixo, água parada e morte. Os personagens são crianças, adultos, os próprios mosquitos e até a Morte, personificada. O tratamento estético entrou no contexto do tema. Cada revista está voltada para uma faixa etária distinta: 6-12, 13-17, 18-25 anos (Aedes) e 15-25 anos (SAMU).

Fonte: Agência UEL

Anúncios