Bienal do Livro de Minas divulga programação completa do Espaço Geek & Quadrinhos

Bienal do Livro de Minas divulga programação completa do Espaço Geek & QuadrinhosUma das atrações mais esperadas da 5ª Bienal do Livro de Minas, maior evento literário do Estado e que será realizado de 15 a 24 de abril, a Bienal em Quadrinhos chega em 2016 à sua 3ª edição, totalmente renovada e ampliada, para agradar ainda mais aos fãs da cultura pop.

Com a incorporação elementos característicos do universo Geek, a Bienal em Quadrinhos se transforma em Espaço Geek & Quadrinhos. Cuidadosamente elaborado para atrair os fãs do segmento, o espaço contará, além das HQs, com livros de ficção científica, mangás, fantasias e sagas, jogos de tabuleiro e RPG, entre outras atividades. O público irá conferir uma programação ainda mais extensa, com maior número sessões de encontros e bate-papos com criadores, cartunistas, autores e gamers, além da presença de cosplayers de personagens e de super-heróis.

Vitor Cafaggi, Luís Felipe Garrocho, Luciana Cafaggi e Eduardo Damasceno

Vitor Cafaggi, Luís Felipe Garrocho, Luciana Cafaggi e Eduardo Damasceno.

A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy – líder mundial em distribuição de Gás LP – é a patrocinadora exclusiva do espaço. Personalidades reconhecidas nacionalmente no segmento, Afonso Andrade e Eduardo Damasceno são oscuradores da atração e prometem fazer uma programação bastante dinâmica. Com larga experiência em curadoria deeventos relacionados ao universo pop, Afonso Andrade foi responsável pela coordenação geral e curadoria das edições de2013 a 2015 do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, realizado em Belo Horizonte.

Eduardo Damasceno é um dos criadores do site e do selo de publicações Quadrinhos Rasos, das publicações “Achados e Perdidos” e “Cosmonauta Cosmo”; é também coautor da Graphic MSP “Bidu – Caminhos” e diretor de arte para animação em diversos projetos relacionados ao mundo dos quadrinhos.

“A grade de atividades será variada e atrativa, idealizada para funcionar como um ponto de encontro entre os muitos visitantes do evento”, afirma Afonso, antecipando que estão confirmadas a realização de Oficinas de Quadrinhos, de atividades interativas, além de lançamentos de livros, sessões de autógrafos e do espaço dedicado para os quadrinhos independentes.

“Vamos abraçar a cultura geek como um todo, tendo sessões de jogos de tabuleiro que dialogam com a literatura de fantasia, assim como sessões de RPG, debates sobre adaptações de quadrinhos para outras mídias e atividades relacionadas à produção de ficção científica e de fantasia”, explica Eduardo Damasceno.

Destaques da programação

Duas das principais marcas do Espaço Geek & Quadrinhos são a abrangência e a representatividade. A programação extensa e variada pretende agradar a todo tipo de público e quase 50% dos escritores convidados são mulheres.

Entre os destaques da programação, o bate-papo com o autor Fábio Kabral sobre “Afrofuturismo e ficção afrofantástica”; o lançamento do livro “Ritos de Passagem”; o debate dos escritores André Godirro e Samuel Medina, e a quadrinista e ilustradora Bianca Pinheiro sobre Ficção e Fantasia; o Encontro Intergaláctico de Adriano Fromer Piazzi e Daniel Lameira, da Editora Aleph, que vão debater sobre a ficção científica no Brasil e o bate-papo com o escritor Rogério de Campos sobre o processo criativo e de produção do livro “Imageria”, que será lançado na Bienal.

Os fãs de jogos e games também serão contemplados com atrações como o debate “O mundo dos games” com Luis Felipe Garrocho e Daniel Lima sobre o universo dos games e a influência dos jogos na cultura pop. Já o bate-papo “Videogames e mitologia”, com a jornalista e escritora Flávia Gasi, debate sobre a criação das narrativas e mecânicas dos jogos de videogame e como esse processo se relaciona com a Mitologia, com foco nas lendas da Grécia Clássica. Haverá também sessões de RPG e Boardgames, especialmente voltadas para jogadores iniciantes e para quem tem curiosidade de conhecer este tipo de entretenimento.

O Espaço Geek & Quadrinhos também destaca os aficionados em cosplay. Além do bate-papo com Daniele Reis, Vitória Ryou, Julius, Nando e Dani Ayala sobre o hobby de se vestir como um personagem dos quadrinhos, cinema ou animação, os adeptos à esta brincadeira também poderão demonstrar toda sua criatividade no espaço.

As HQs serão temas de oficinas como “Qualquer um pode fazer quadrinhos”, “Criando seu personagem”, “Desenhando super heróis com modelo vivo” e bate-papos como “Narrativas em quadrinhos para crianças e jovens” e “Por que é bom ler quadrinhos de super-heróis?”.

Para complementar a programação, o Espaço Geek & Quadrinhos contará ainda com a Feira de Quadrinhos Independentes e lançamentos de obras como “Bulldogma”, de Wagner William; “Shut up and listen”, de Daniel Bretas e “Cripta do Shogum 2”,de Daniel Werneck, entre outros.

Clique no link ao lado para conferir e baixar a programação ~>> Bienal Minas 2016 – Grade de Programação – Geek&Quadrinhos

V Bienal do Livro de Minas 2016 – Data: 15 a 24 de Abril de 2016

Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira | Belo Horizonte, MG

Site: www.bienaldolivrominas.com.br Contato: bienaldolivrominas@fagga.com.br

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

🌟Siga no Instagram aqui.

Anúncios