Conheça Inverna – Ficção gráfica brasileira de autoria feminina

Conheça Inverna - Ficção gráfica brasileira de autoria femininaApós quatro anos de projeto, já esta disponível em sua versão digital a Revista Inverna Digital – Volume 1, a edição é composta por mais de 60 páginas produzidas por quadrinistas brasileiras de várias partes do País e do exterior.

Idealizada em 2012, por Paula Mastroberti, Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a ideia foi selecionar autoras de todo o País e seus quadrinhos mais genuínos com o objetivo de evidenciar a força criativa da mulher brasileira. A produção e a distribuição da versão digital está nas mãos de Daniela Karasawa, produtora de conteúdo, responsável pela continuidade do projeto nessa nova roupagem.

As autoras produziram quadrinhos dos mais variados temas, de histórias ficcionais a relatos autobiográficos, e em diversos estilos gráficos. A capa foi escolhida em um concurso online na fanpage oficial da Revista Inverna e é assinada por Kellen Carvalho.

A Revista Inverna Digital – Volume 1 esta disponível para leitura nas plataformas Social Comics e Tapastic.

Tapastic – https://tapastic.com/series/Revista-Inverna-Volume-1

Social Comics – http://socialcomics.com.br/revista-inverna-volume-1

O Projeto

O Projeto Inverna nasceu em 2012, a partir de discussões entre leitores e profissionais de quadrinhos no grupo “Mulheres em Quadrinhos” do Facebook, fundado pela autora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paula Mastroberti.

A Revista

A ideia de uma publicação especializada tomou corpo a partir de um intercâmbio promovido pelo Goethe Institut entre quadrinistas alemães e brasileiros, do qual Paula participou como autora convidada. Em Berlim, na Alemanha, Paula teve contato com um grupo de autoras que produzem a revista Spring Magazin, dedicada à promoção de narrativas gráficas feitas por mulheres. Nesse instante, nasceu a Revista Inverna.

A Revista Inverna é um projeto de publicação anual bilíngue (inglês e português) que tem por objetivo promover as narrativas gráficas de autoria feminina.

Obras Selecionadas

Em 2013, o Projeto Inverna lançou um edital para selecionar obras gráficas originais de autoria feminina com o tema “Mulher Brasileira”.

IDEALIZAÇÃO

Paula Mastroberti (Porto Alegre, Brasil) é uma premiada quadrinista, ilustradora e autora. É graduada em Artes Visuais pela UFRGS e também doutora em Literatura pela PUCRS. Atualmente é professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Junto com mais dois autores brasileiros, participou do projeto de intercâmbio que resultou na publicação Osmose: o Brasil e a Alemanha em quadrinhos, promovido pelo Goethe Institut, lançada na Feira de Frankfurt de 2013.

CONSELHO EDITORIAL

Daniela Beleze Karasawa (Campinas, Brasil) é produtora de conteúdo independente, formada em Língua e Literatura Japonesa pela Universidade de São Paulo e estudante de Engenharia Mecânica. Ela é também criadora do projeto PrincessF1, empresa de comunicação com foco na indústria automobilística.

Thaïs Gualberto (João Pessoa, Brasil) é quadrinista e ilustradora, formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Trabalha como Coordenadora de Quadrinhos na Fundação Espaço Cultural da Paraíba e também é uma das fundadoras da revista Sanitário, publicação independente que promove quadrinhos feitos por autores do estado.

Sobre o Press Release.

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

🌟Siga no Instagram aqui.

Anúncios