“Carolina”, a biografia de Carolina Maria de Jesus em quadrinhos | Lançamento

No próximo sábado, dia 6 de agosto, o projeto O Autor na Praça recebe Sirlene Barbosa e João Pinheiro, eles estarão no Espaço Plínio Marcos, às 15h, autografando o livro recém-lançado “Carolina”, a biografia de Carolina Maria de Jesus em quadrinhos. Contaremos com a participação da poeta e atriz Tula Pilar, apresentando um trecho de “Eu sou uma Carolina”, um monólogo de sua autoria.

Sobre o livro

Carolina Maria de Jesus foi um dos grandes fenômenos literários do Brasil nos anos 1960. Seu livro de estreia, “Quarto de Despejo”, ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais 13 países. Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho. A história de luta, fama e declínio de umas das mais marcantes vozes femininas da literatura brasileira está em Carolina, biografia em quadrinhos de João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O livro narra sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento. Título: “Carolina”, Editora Campos, 128 páginas, R$ 39,90.

Sobre os autores: Sirlene Barbosa é doutoranda em Educação pela PUC-SP e professora de língua portuguesa.

João Pinheiro é artista visual e autor de histórias em quadrinhos, Publicou os álbuns Kerouac, (2011, Devir) e Borroughs (2015, Veneta). Já colaborou para revistas como Hipnorama (Argentina), Inkshot (Eua), Serafina, Rolling Stone e Bill.

Sobre Tula Pilar – Mantém o Grupo Raizarte, um coletivo de música, dança e poesia atuante desde de 2004, em Taboão da Serra e muitos outros espaços culturais de São Paulo, inclusive em outros estados. Atua com os filhos: Pedro Lucas e Dandara. Tem como colaboradores o projeto Metuia (Terapia Ocupacional-USP), a Revista “Ocas” e o projeto Trecho 2.8 (criação e pesquisa em fotografia). Segue com seus saraus mensais e participando de mesas e debates com foco nas mulheres menos favorecidas socialmente, da mulher negra e artistas e escritores da periferia. Atualmente encena a performance (monólogo) “Eu sou uma Carolina” onde faz um paralelo de sua própria história com a de Carolina Maria de Jesus. Tem poesias publicadas em algumas antologias de coletivos de saraus da periferia de São Paulo e em alguns exemplares da Revista “Ocas”. Apresenta as poesias de sua autoria com performance de dança afro (dança negra) ou cantadas em parcerias com alguns músicos convidados.

O Autor na Praça com Sirlene Barbosa e João Pinheiro em tarde de autógrafos do livro “Carolina – A biografia de Carolina Maria de Jesus em quadrinhos” acontece no Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito CalixtoPinheiros

Dia 6 de agosto, sábado, 15h – Evento Grátis.

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

🌟Siga no Instagram aqui.

Anúncios

4 comentários sobre ““Carolina”, a biografia de Carolina Maria de Jesus em quadrinhos | Lançamento

Os comentários estão desativados.