Projeto HQ Ceará contará com cursos de HQ, oficinas e shows gratuitos

Projeto HQ Ceará contará com cursos de HQ, oficinas e shows gratuitosA Fundação Demócrito Rocha (FDR) oferece em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o “Curso básico de Histórias em Quadrinhos”, do projeto HQ Ceará, de coautoria de Regina Ribeiro e Raymundo Netto, que vai até o dia 25 de outubro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no dia 8 de agosto, no site da Fundação. Além das atividades culturais, o projeto agrega ao jornal O POVO fascículos com 16 páginas cada e a capa colecionadora, que serão encartados semanalmente, às terças-feiras, começando em 9 de agosto.

Com uma programação repleta de erudição e diversidade, a idealização inclui palestras, shows, cursos, oficinas, lançamentos e videoaulas de 15 minutos que serão transmitidas na TV O POVO (canal 48 – 23 Multiplay – 24 Net), às terças-feiras, a partir do dia 9 de agosto – com reprise nas quarta-feiras, a partir do dia 10 de agosto, às 8 horas. Os cursos presenciais acontecem no dia 12 de agosto a 1º de setembro no Espaço O POVO de Cultura & Arte, localizado na avenida Aguanambi, 282 – José Bonifácio.

A coordenação geral e editorial do projeto é de Raymundo Netto, que também escreve nos fascículos, e o conteúdo das edições tem curadoria de Daniel Brandão, professor de um dos mais bem-sucedidos cursos de desenho de Fortaleza. O projeto gráfico tem a assinatura de Amaurício Cortez, Welton Travassos e Karlson Gracie, que integram o Núcleo de Design Editoral (NDE) da FDR. Já as ilustrações são do cartunista Guabiras.

O coordenador geral do projeto, Raymundo Netto, explica sobre o quadro de profissionais que compõe o evento. “Nós reunimos cerca de 23 quadrinistas aqui do Ceará, os maiores nomes do estado em áreas distintas: desenho, roteiro, criação de personagens, mangás, letreiristas, editores etc. Vamos abordar temas como linguagem, produção, narrativa, desenho, tirinhas, o mercado em geral dos quadrinhos, o uso de cores, entre outros assuntos”.

Cursos e oficinas presenciais


Os interessados podem se inscrever no dia 12 de agosto nos cursos e oficinas presenciais – que tem um total de 40 vagas – pelo site: edicoesdemocritorocha.com.br. O evento acontece no Espaço O POVO de Cultura & Arte.
Os temas abordados nos cursos são: roteiro para HQs, Desenho para Quadrinhos e Arte final. Já as oficinas serão de Desenho de Cartum, Roteiro para HQ, Desenho de mangá, Desenho de super heróis, Narrativa para quadrinhos e Tirinhas (HQ).
Em breve, serão lançados uma exposição, uma antologia e um documentário sobre os Quadrinhos Cearenses, além de shows musicais e realização de palestras.

Conheça os temas e autores dos fascículos:
1. A linguagem e os princípios da produção em HQs – Daniel Brandão
2. Roteiro e narrativa – Zé Wellington e Ricardo Jorge
3. Criação e desenvolvimento de personagens – J.J. Marreiro e Thyago Cabral
4. Composição para quadrinhos – João Belo Jr. e Júlio Belo
5. Imagens: estilos e possibilidades Jean Sinclair (desenhos de Walber Feijó, Cristiano Lopez, Dharilya e Walter Geovani)
6. Tiras – Waldemar Lene Chaves
7. Quadrinhos alternativos – Débora Santos, Weaver Lima e Sirlanney
8. Balonamento, tipografia e onomatopeia – Luís Carlos Sousa
9. Arte-final: tradicional e digital – Mano Araújo e Rafael Dantas
10. Cores para quadrinhos – Dharilya Sales e Robson Albuquerque
11. Edição – Fernando Lima e Talles Rodrigues
12. Mercado de HQs – Pedro Brandão

Serviço:

Curso Básico de Quadrinhos

Inscrições: dia 8 de agosto pelo site: fdr.org.br/uane/hqceara

Onde: O POVO – Fascículos todas as terças, a partir de 9 de agosto

Videoaulas: TV O POVO às terças, a partir de 9 de agosto, às 13 horas, e reprise às quartas, a partir de 10 de agosto, às 8 horas

Cursos presenciais: de 12/8  a 1º/9, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, localizado na avenida Aguanambi, 282 – José Bonifácio
Inscrições gratuitas pelo site: edicoesdemocritorocha.com.br

Com informações do Site O Povo Online.

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

🌟Siga no Instagram aqui.

Anúncios